Existe uma citação que diz: "a vida é simples, mas insistimos em fazê-la complicada". Isso acontece também em nossas casas. Após uma mudança, por exemplo, tudo permanece no lugar, até que com o passar do tempo, itens vão sendo acumulados, criando um lixo que poderia ser facilmente eliminado com uma organização rápida.
Alguns espaços e cantinhos da casa são mais propícios ao acúmulo de coisas usadas no dia-a-dia. Pensando nisso, a personal organizer Simone Serrano, diretora da Organizzarte, propôs a missão "Organização em apenas 30 minutos", para ajudar na desordem sem que a situação se torne um caso desgastante. A tarefa é fácil: dedicar 30 minutos do seu dia para organizar 5 lugares de maior impacto em sua casa. Acompanhe todas as dicas da personal e dê um basta na bagunça:
1. Pia:
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Escolha qualquer pia da sua casa, pois se tem armários sob ela, provavelmente terá desordem.
No banheiro: faça uma faxina nos produtos de higiene e beleza que já estão vencidos ou vazios.
Na cozinha: descarte esponjas velhas, frascos vazios, doe o óleo usado para reciclagem, revise os utensílios e panelas para verificar se algum item já não serve mais.
Depois disso, reveja o que sobrou e planeje a melhor forma de organizar para facilitar a sua rotina e evitar a compra de produtos em duplicidade. Invista em algumas caixas ou cestos organizadores para manter tudo no lugar e facilitar o uso diário.
2. Gavetas do escritório e mesa de trabalho:
Se a sua mesa é um "buraco negro" de papelada, material de escritório, pilhas e outros "lixos", puxe a cadeira, pegue um cesto de lixo e faça a faxina. Jogue fora papéis sem valor e tudo que não serve mais. E o que sobrou, separe, classifique e guarde em pastas, caixas ou divisórias identificadas. No futuro, quando você precisar algo, você terá mais facilidade em encontrar.
3. Livros:
Se você não abre mão de ler um bom livro, deve ter um boa biblioteca, o que sempre ocupa um espaço considerável, acumula poeira e, normalmente, está desorganizado. Para manter a ordem, separe em caixas aqueles que já foram lidos e não quer mais e doe. Você pode separar por títulos, temas ou categorias. Esse ato vai deixar sua vida mais leve, desocupar espaço e ainda vai contribuir com a leitura de outras pessoas.
Organize os livros que irá manter pela categoria x ordem alfabética em sua prateleira ou estante (romance, ficção, infantis, etc). E conforme for comprando novos livros insira-os em suas respectivas categorias e aproveite para rever a limpeza e organização.
4. Lavanderia
Normalmente é onde criamos uma grande desordem, pois acumulamos coisas que nada tem a ver com o espaço. Faça o seguinte: separe umas caixas e sacos de lixo para fazer a faxina, separando itens para doação ou que vão direto para o lixo, ou objetos esquecidos que necessitam de conserto. Jogue fora frascos vazios e materiais de limpeza vencidos. Verifique a situação das vassouras, dos panos e baldes, se estão velhos ou quebrados e necessitam de troca.
Reserve cestos ou caixas para separar roupas: para lavar, limpas ou para passar, e também uma caixa para colocar aqueles itens "não sei o que fazer", e quando estiver cheia, é hora de doar e substituí-la por uma nova.
5. Quarto das crianças ou sala de brincadeiras
Este é um espaço que naturalmente abriga uma certa bagunça. Dependendo da idade dos seus filhos, a decisão é sua em envolvê-los ou não nos 30 minutos de organização.
Separe os brinquedos que eles já não utilizam, destinando-os para a doação e jogue no lixo aqueles já quebrados. Depois da faxina, classifique os brinquedos para guardá-los agrupados em caixas com identificação clara e lúdica. Assim, as crianças podem fazer a própria organização por tipo de brinquedo: carrinhos , bonecas, brinquedos de montar, jogos, e assim por diante.
Aproveite a oportunidade para criar um jogo que envolva toda a família e que vise a organização. Sempre que precisar, façam este jogo, ensinando-os a pegar um item e guardá-lo no mesmo lugar depois do uso. Assim, a organização deste espaço será facilmente mantida com uma brincadeira diária.
A personal organizer Simone Serrano ressalta que a atividade deve ser mantida até que se torne um hábito: "Programe esta atividade de organizar durante 30 minutos, em alguns dias da semana, até se tornar um método automático e com isso, a organização passar a ser um processo consistente", destaca a profissional.
Organizzarte
(www.organizzarte.com.br)