Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Design

Bienal em Curitiba apresenta Carteira Escolar Inclusiva

Redação Bonde
10 set 2010 às 12:31

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Carteira Escolar Inclusiva (CEI) será apresentada na Bienal Brasileira de Design, de 14 a 31 de setembro, em Curitiba. A CEI é um produto 100% brasileiro, desenvolvido com base nos parâmetros do design universal, que tem como objetivo a inclusão de todos os alunos dEFICIENTES ou não na escola. A meta é proporcionar um posicionamento correto, estabilidade e segurança
intelectual na realização de tarefas escolares.

O objetivo do projeto foi criar um mobiliário de Design Universal para ser usado por todos os alunos, sem realçar a dessemelhança ou provocar descriminação. Sendo assim, o Instituto Noisinho da Silva, em parceria com Índio da Costa Design e apoio da Petrobrás e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros parceiros, desenvolveram a Carteira Escolar Inclusiva. A designer mineira Érika Foureaux, fundadora da Noisinho da Silva, explica que a carteira traz o conceito humanista de inclusão. "Respeita a diversidade humana e transforma o ambiente em que se encontra num ambiente inclusivo. A Carteira Escolar Inclusiva é fruto de um compromisso que resultou na criação de uma solução responsável, consistente e viável".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O produto

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


As dimensões, regulagens, inclinação e formas são resultado de pesquisa antropométrica feita com mais de 3 mil crianças, dEFICIENTES ou não, em 28 escolas, que antecedeu a fase de design do produto. Nenhum detalhe, design ou regulagem foi feito ao acaso neste projeto. Um rigoroso estudo e vários testes foram realizados, durante as varias fases de construção do produto, com a finalidade de atender ao maior número possível de usuários, com suas particularidades como altura, peso, comprometimento motor e sensorial. Atendendo às medidas antropométricas do corpo estático e em movimento, obtivemos o dimensionamento correto da cadeira e da mesa.

Publicidade


Por ser regulável em altura, profundidade e inclinação, a carteira atende à faixa etária diversificada, adequando-se às necessidades de cada indivíduo e respeitando assim a diversidade humana na busca por uma sociedade mais justa. O conjunto mesa-cadeira conta com acessórios como cinto, sela, apoio para os pés, aparador de objetos e um espaço lateral para armazenar livros e demais objetos. Este conjunto de acessórios auxilia a retificação postural e permite maior autonomia, segurança e desempenho nas tarefas escolares.


No âmbito dos materiais, a CEI é confeccionada em PEMD (polietileno média densidade), Aço, Nylon com fibra e PP (polipropileno). O conjunto é totalmente reciclável e foi desenvolvido de modo a tornar fácil sua manutenção e desmontagem. Com isso os componentes podem ser utilizados na reciclagem.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A durabilidade do produto em longo prazo e a resistência, oferecida pelo plástico oriundo do processo de rotomoldagem, aumentam consideravelmente o ciclo de vida do mesmo.


Noisinho da Silva

Publicidade


O Instituto Noisinho da Silva é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, social e técnico-científico, que trabalha a inclusão social da criança portadora de dEFICIÊNCIA física, desenvolvendo projetos na área do design universal e atividades educacionais, culturais e assistenciais, conscientizando a sociedade sobre a importância
destes projetos no processo de inclusão social e, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida dessas crianças, promovendo acessibilidade, autonomia e independência nos ambientes frequentados por elas. Cria objetos adequados ao ambiente, às necessidades, à função e à comunidade.


Design universal

Design universal é uma abordagem que implica equidade e justiça social através do design de produtos e espaços, para ser usado por todos, na maior extensão possível. Ele se inscreve na busca de uma sociedade inclusiva, pelo respeito da dignidade humana em toda sua diversidade, rompendo padrões de atitudes no caminho da mudança real.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo