Dicas

Banheiros e lavabos pequenos: dicas para fazer o espaço render

26 mai 2020 às 16:51

Depois de conquistarem status importante dentro de casas e apartamentos, tanto o banheiro como o lavabo se tornaram os ambientes mais surpreendentes do projeto, trazendo uma atmosfera de bem-estar única. O grande desafio de arquitetos e designers de interiores está em transformar esses espaços mesmo quando, na maioria das vezes, a área disponível seja bem reduzida - algo muito comum, hoje em dia, devido aos imóveis cada vez menores.

Expert no assunto, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório Bruno Moraes Arquitetura, reuniu várias dicas e soluções para comprovar como é possível ter um banheiro ou lavabo pequeno com muito conforto e beleza.



Conheça bem o espaço


Quando falamos de lavabos ou banheiros pequenos, a primeira dica é procurar entender o local existente e fazer algumas perguntas. Onde seria possível ganhar mais metragem? O cômodo é funcional? É possível trocar ou deslocar algum elemento como um tampo ou uma cuba para tornar o lugar mais confortável? Após essas percepções, então será mais fácil encontrar boas ideias.


Depois disso, algumas soluções interessantes são possíveis, tais como a diminuição da bancada e/ou a execução do tampo com a cuba esculpida. Outra alternativa também é trocar uma cuba de apoio ou embutida por um modelo de semiencaixe. Em alguns casos, Bruno confirma uma redução de 15 cm na profundidade e, consequentemente, mais liberdade de circulação no ambiente. Alguns projetos também possibilitam o uso de porta de correr, em vez do modelo comum de abrir, otimizando alguns centímetros preciosos.



Espelho, o grande amigo


Um dos principais elementos para o ganho de amplitude, o espelho, é sempre bem-vindo no cômodo. Sendo assim, Bruno recomenda uma análise de cada situação para que seja observado se há outros cantos ou paredes para receber o espelho, ou até mesmo fazê-lo crescer sobre a cuba. "Caso não seja possível, opte pela posição tradicional, ou seja, logo acima da cuba e na parede central. Porém, se houver liberdade para criar, tente ousar e brincar com a amplitude, sem exagerar, é claro!”, recomenda o arquiteto.



Escolha da cor


Para não errar, as cores claras sempre são ótimas pedidas, principalmente quando o lavabo ou banheiro não contenha muito luminosidade natural. Caso seja da vontade do cliente usar tons mais escuros, vale dosar com muito cuidado para não causar a impressão de que o ambiente é menor.



Iluminação é tudo!


Segundo Bruno Moraes, a luz é um dos fatores mais importantes no projeto: "Ela pode ampliar ou diminuir o espaço se não for pensada corretamente. É a cereja do bolo e faz toda diferença no resultado final”, comenta. A iluminação deve guiar o olhar do visitante. Se por acaso, a ideia for criar um objeto de destaque ou um revestimento diferente, a luz precisa valorizar e focar tal protagonista. Um exemplo de peça para usar, um Spot de AR70, que abre um foco concentrado para criar este efeito sobre um objeto. Bruno afirma que costuma dividir tanto o lavabo como o banheiro em mais de um circuito a fim de criar tanto a luz de destaque como a geral.



Décor: Ousar é preciso!


Bruno já começa com uma frase importante: "No lavabo é possível ousar mais, optar por mais objetos e móveis para a decoração do que um banheiro, que requer mais funcionalidade para o uso no dia-a-dia”, compara. Nesse momento é que entram os elementos de múltiplas funções: ele sugere pequenos objetos do cotidiano, que podem ser aproveitados de formas criativas no lavabo. Vale recorrer aos cestos de fibras naturais, que servem de vasinhos, banquinhos nos cantos das paredes, virando suportes para objetos, entre outras ideias. "Se tiver uma bandeja bonita, metálica ou com espelho, você pode usá-la para dispor o sabonete líquido, aromatizador ou toalhas de mão. Mesmo o ambiente sendo pequeno, pode ser muito charmoso”, acrescenta Bruno.



6 Dicas Preciosas para Banheiros e Lavabos


- Aproveite bem as paredes. É sempre uma ótima saída tirar partido de nichos e prateleiras para otimizar as áreas mais altas, principalmente.


- De olho nas portas. Os modelos de correr não consomem espaço ao serem abertos e são boas pedidas. Essa solução vale tanto para a porta de entrada do ambiente como a do box e dos armários.


- Armários, sim! Instalados sob a pia, eles também são conhecidos como gabinetes e são extremamente úteis para armazenar os itens do dia a dia.


- Aproveite a área sobre o vaso com caixa acoplada. Dispor de algum nicho ou prateleira por ali renderá espaço extra bem importante.


- Revestimentos claros dão a sensação de que o ambiente é maior. Usar opções em placas maiores e menor área de rejunte também oferecerá mais amplitude.


- Box ideal. Há os modelos de canto, quando o banheiro é minúsculo, mas não se trata da opção mais confortável. Outras alternativas são as portas articuladas e as de correr, que ocupam menos espaço do que uma de abrir convencional.



Projetos para se Inspirar


Neste banheiro de 3,3 m², o box com portas de abrir otimiza centímetros e segue até o teto, levando mais conforto para a hora da ducha. O arquiteto Bruno Moraes trabalhou com uma cuba de louça embutida, além de um espelho que ajuda na sensação de amplitude.


Divulgação


Neste primeiro lavabo, destaque para a parede de granito natural e a bancada de madeira de demolição. As outras paredes têm papel de parede com tom mais claro. Fitas de led trazem a impressão de que o espelho está solto. Abaixo da bancada há uma prateleira de apoio para os itens mais usados no dia a dia.


Divulgação


Neste outro lavabo, a cuba foi esculpida na própria pedra, que se trata de um mármore prime piguês. O arquiteto aproveitou o mesmo material para preencher todo o espaço de piso também e trazer unidade. Nas paredes foi aplicado um papel de parede mais escuro, o que trouxe contraste e amplitude. Foram colocados dois pendentes com alturas diferentes, que além de preencherem o espaço visual, também tornam o décor divertido.


Divulgação


O box revestido com seixos nas paredes é um dos charmes do banheiro abaixo, que faz parte da suíte do casal, enquanto o nicho instalado traz praticidade. O cômodo também apresenta porcelanato que imita cimento queimado. O espelho, de uma ponta a outra, fica afastado 8 cm da parede, espaço que recebeu uma fita de led para dar um efeito de luz bem interessante.


Divulgação


Bem pequeno, a ideia do lavabo abaixo foi destacar a parede da frente, em que foi instalado um porcelanato que imita aço corten, e tornar as outras mais claras, ampliando o espaço. A bancada de mármore traz uma cuba de apoio e o pendente de corda imprime um ar rústico. O espelho foi afastado da parede de forma proposital, compondo um efeito de iluminação na parte de trás.

Divulgação


Continue lendo