Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Meio ambiente

Atitudes para ajudar o meio-ambiente de dentro de casa

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Uma dica básica e que já ajuda muito é ter dois recipientes na cozinha para separar o lixo: um para lixo orgânico e outro para lixo reciclável - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável é um dos assuntos mais em pauta nos últimos anos. A sociedade tem voltado uma atenção cada vez maior aos problemas do aquecimento global, da falta de água, da poluição do ar e dos rios e, principalmente, da falta de conscientização da população de todo o mundo.

Colocar em prática hábitos que contribuam com a preservação do meio ambiente dentro de casa não só é possível, como também é muito importante. Com projetos que ajudam o morador a fazer sua parte para ajudar, a arquiteta Paula Mattar, eleita pela Forbes como a mulher mais influente na área de arquitetura e decoração em 2006, dá algumas dicas para quem quer contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Iluminação

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10% a 15% do consumo de eletricidade total da habitação e a escolha da iluminação correta para cada espaço, levando em conta o tipo de atividade que será realizada em cada local, é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia. O uso de iluminação natural é uma alternativa muito útil, aproveitando a luz indireta que vem do teto e também grandes vãos de janela, de preferência localizadas em faces privilegiadas pelo sol. Além disso, usar lâmpadas tecnologicamente mais eficientes consome menos.

Publicidade


Lixo


Use lixo reciclável. Uma dica básica e que já ajuda muito é ter dois recipientes na cozinha para separar o lixo: um para lixo orgânico e outro para lixo reciclável (papel, plástico, metal e vidro). Não jogue lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos no lixo. As empresas que os produzem estão sendo obrigadas por lei a recolher muitos desses produtos.

Publicidade


Coleta de águas pluviais


Usar a água da chuva pode ser uma boa opção para economizar e fazer a sua parte. Com projetos simples já é possível fazer a captação das águas pluviais por meio de calhas especiais que levam a água para um reservatório, depois de passar por um filtro de tratamento. Esta água pode ser usada para descarga, irrigação de jardins, lavagem de área de serviço, entre outras finalidades.

Publicidade


Paisagismo


Prefira as plantas que necessitam de pouca água, como Cyca, aveluz, suculentas, espada de São Jorge e plantas de rochas.


Uso inteligente de energias alternativas

Uma delas é a energia solar. Apesar de ser uma ótima opção, a maior disponibilidade da radiação solar no verão, relativamente ao inverno, faz com que seja necessário recorrer a um sistema convencional complementar, que funcione em apoio ao solar. Mas não é só ela que ajuda o meio ambiente. O uso de energias limpas como gás natural, sensores fotovoltaicos (que transformam energia solar em energia elétrica), ou apenas o uso de ventilação natural na casa já colabora bastante. A idéia é começar do micro para o macro. (Com informações são do Imovelweb)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo