Dicas

As plantas e os cuidados que o verão inspira

31 dez 1969 às 21:33

Nas quatro estações do ano, o cuidado com as plantas e jardins deve ser pontual. Mesmo com o clima instável – calor, frio e chuva sem período definido, nosso país tropical leva vantagem quando plantas e jardins recebem a devida manutenção, incluindo poda, adubação e irrigação.

No verão, os cuidados são intensificados, mas também é tempo de aproveitar a relva verdinha, macia, as cores mais vivas, enfim, usufruir de um jardim em pleno desenvolvimento. ‘No Brasil, com as temperaturas elevadas durante a maior parte do tempo, é possível mantê-los praticamente o ano todo. No inverno, a circulação da seiva das plantas é mais lenta, por isso as podas de arbustos, por exemplo, devem ser feitas no frio; como uma preparação para as demais estações’, explica o arquiteto e paisagista Carlos Kühnlein.


Se, por um lado, as grandes podas são evitadas no verão, a grama deve ser aparada mais de uma vez ao mês, devido ao rápido crescimento. ‘Além disso, em fases de pouca chuva, a atenção para a irrigação é fundamental. Neste caso, aconselho investir em um sistema de irrigação, ou que haja uma pessoa exclusivamente responsável pela água. Outra dica é não deixar plantas de meia-sombra expostas diretamente ao sol, evitando, assim, que as folhas se queimem’, orienta.


Da mesma forma com que se faz com roupas e acessórios, no paisagismo também há espaço para espécies que dão o tom na moda. Para Kühnlein, as plantas exóticas vão ao encontro de projetos cleans. ‘Elas têm um grande valor estético, mas as pessoas devem se informar com um profissional da área antes de selecionar o tipo de planta que será colocado em seu jardim ou interior da casa, e não apenas escolher porque achou bonito. É preciso pensar a longo prazo também’, pondera o arquiteto. Devido ao calor excessivo, a manutenção de plantas de temporada – entre elas, petúnia e amor perfeito – fica mais difícil no verão, sendo mais indicadas espécies tropicais, como palmeiras e helicônias.

Dengue – A dobradinha calor e chuva também exige cuidados com proliferação das larvas de mosquito da dengue. Para evitar que isso aconteça, mantenha sempre os vasos sem terra com a boca virada para baixo. Evite o uso de ratinhos sob as plantas, pois além de ser um local ideal para a procriação desses insetos, dificultam a drenagem perfeita do substrato e podem provocar o apodrecimento das raízes das plantas. Caso sejam utilizados, deixe-os cheio de areia (até a borda), não esquecendo de repor sempre que necessário. E desfrute de bons momentos em seu jardim!


Continue lendo