Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alegria da criançada

Árvores frutíferas garantem beleza a varandas e jardins

Redação Bonde
10 abr 2012 às 08:39

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Algumas pessoas ainda trazem na memória as casas do interior de quando eram crianças ou a casa dos avôs, onde as plantas frutíferas tinham seu lugar garantido. Era a alegria das crianças, que além de saboreá-las, aproveitavam a sombra para brincar e, dependendo da espécie, até arriscavam uma escalada nos galhos. Atualmente é contemporâneo resgatar a qualidade de vida e, por isso, é tendência o uso de plantas frutíferas em paisagismo.


"Este tipo de planta atrai passarinhos, contribui para todo o ecossistema, além de ser educativa para casas que têm crianças, que terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da árvore desde o plantio até a chegada dos frutos", explica a paisagista Daniela Sedo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a arquiteta, as espécies mais utilizadas são jabutica, laranja, mexerica, pitanga, romã, maça, kiwi e amora. Em volta das árvores, os pisos precisam ser porosos, sem caminhos muito próximos, para dar espaço às raízes. No projeto de paisagismo não há necessidade que todas as frutíferas sejam da mesma espécie, há como alternar arbustos e diferentes espécies frutíferas num mesmo jardim. Dependendo do estilo desejado, em áreas de quintal ou lateral elas podem estar próximas às hortas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Reprodução
Reprodução


Porém, os projetos com árvores frutíferas não são exclusividade dos grandes espaços de casas térreas. Há também como utilizá-las em condomínios verticais, terraços e até em varandas de apartamentos. Nesses casos é importante lembrar que as espécies de grande porte não se desenvolvem em vasos e dificilmente darão frutos. Já espécies menores, como romã, pitanga, acerola, limão e jabuticaba frutificam mesmo em pequenos espaços. É necessário que a terra esteja bem adubada e os vasos sejam grandes, além de receberem banho de sol de pelo menos 4 horas diárias.


Reprodução
Reprodução


Além disso, como em qualquer área verde, é necessário cuidado para que as espécies cresçam e se desenvolvam sempre verdinhas e saudáveis. "É necessário regar muito - não pode faltar água e adubar no mínimo quatro vezes por ano", recomenda Daniela Sedo.

Serviço:
www.danielasedo.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo