Um corredor precisa ser apenas um ambiente neutro? Apesar de passarmos por ele muitas vezes durante o dia sem nem perceber, a verdade é que o corredor é um cantinho que permite ousadia na decoração, principalmente por sua função. Por não ser um espaço de longa permanência e sim de transição, é possível apostar, sem medo, em cores, texturas e soluções diferenciadas. "Muito mais frequentado do que se imagina, o corredor não pode ser esquecido quando se decora uma casa. Ainda que estreito, ele pode trazer a personalidade de quem mora e se tornar memorável”, opina Ieda Korman. Ieda e Carina Korman, sua filha e sócia do Korman Arquitetos, separaram algumas dicas para criar uma decoração impactante para corredores.
Cuidado com as medidas
Corredores são, por via de regra, estreitos. Por isso, é sempre importante prestar atenção ao tamanho e disposição dos objetos, que não devem atrapalhar a passagem. "Apesar da pouca metragem, um corredor por se transformar em home office ou até biblioteca, por exemplo”, opina Ieda. Nesse caso, a marcenaria sob medida pode fazer toda a diferença, aproveitando ao máximo o espaço. Estantes, nichos e prateleiras levam funcionalidade para o espaço, que ganham uma nova utilidade.
Cores e texturas
Apostar em cores impactantes é uma ótima forma de atribuir personalidade para os corredores. "Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman. O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, enquanto a cor diferenciada no teto confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.
Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo, seja com um revestimento diferenciado, seja com papel de parede. "O papel de parede traz a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, opina Ieda Korman.
Espelhos
Uma forma elegante de revestir uma das paredes de um corredor é valer-se do espelho. "Ele confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação do espaço”, diz a profissional, que também indica que um bom projeto de iluminação é essencial para esse tipo de ambiente. "É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada”.
Obras de arte
Seja no projeto de um apartamento, em Higienópolis, ou em uma casa histórica, na Bahia, obras de arte levam personalidade.
Por fim, corredores podem se transformar em galeria de arte. "Fáceis de criar e cheias de personalidade, a gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, também pode dar destaque, atraindo os olhares.