O fim de ano inspira mudanças e a casa é o principal alvo de reparos instantâneos. Aliás, até gostaríamos que fossem rápidos. Consertar os lugares desgastados durante o ano, porém, pode demorar um pouco mais que o esperado e exige planejamento e objetivos concretos. É o famoso "cobre-se um buraco, descobre-se outro". Além disso, paciência e ordem são sempre indispensáveis. Prepare-se e mãos à obra!
Planeje-se com antecedência
Aproveite a viagem das crianças para a inclusão de novos pontos de elétrica e colocação de forros e pisos. Certifique-se de que haverá mão-de-obra e material necessários neste período. Em reformas maiores, invista 30 a 90 dias para projetos com o arquiteto.
Proteja seus bens
Opte por papelão ou plástico bolha para proteger pisos e móveis, assim como caixas para roupas e objetos. Deixe um responsável zelando pelos bens ou alguém fazendo limpeza continuadamente.
Certifique-se do tempo
Uma pintura num ambiente de 3x4m pode levar 8 dias. Inclusão de gesso cerca de 3 dias. A confecção e instalação de uma marcenaria até 45 dias, e colocar piso sobre piso mais 5 dias.
Comece pela cozinha
É o ponto da casa com mais detalhes de instalações e vai demorar bem mais. Será o local com muitas interferências e envolverá fornecedores, pedreiros, gesseiros, eletricistas, encanadores, marceneiros e pintores.
Calibre sua paciência
Para lidar com ambientes interditados, barulho, pó, entrada e saída de estranhos. Quanto mais fornecedores, mais bagunça vai ficar para o morador. Um bom planejamento evita stress a qualquer um dos envolvidos.
Serviço:
Mariana Cecchini Arquitetura & Gerenciamento
www.arquimariana.com.br