Falta de espaço não é desculpa para deixar de ter hortaliças sempre fresquinhas à mão. Prova disso é uma pequena cidade inglesa que se tornou um exemplo de como engajar a comunidade em torno de um objetivo comum. Com 17 mil habitantes, Todmorden criou o projeto The Incredible Edible Todmorden (A Incrível Todmorden Comestível), com o objetivo de estimular uma alimentação saudável e acessível a todos.
Toda a área livre e pública do município é aproveitada para fazer plantações. Atualmente, a cidade disponibiliza mais de 40 hortas a seus habitantes. Nelas qualquer morador pode se abastecer, gratuitamente, sendo também incentivado a cultivar. Até as crianças estão aprendendo sobre o projeto na escola.
Frutas, ervas e vegetais são cultivados nas hortas urbanas, que também têm espaço para a criação de galinhas. O trabalho é feito por voluntários e toda a população acaba sentindo necessidade de ajudar também. "É a nossa parte para operar a mudança", diz Pam Warhurst, uma das fundadoras do projeto. (Fonte: Hypeness)