Dicas

Ar-condicionado: tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho

20 nov 2018 às 16:30

O calor já chegou com força total e com ele vem as noites mal dormidas, suor e muito banhos para poder refrescar. O jeito para tentar driblar o verão brasileiro é manter a casa mais fresquinha com o ar condicionado.


Se você ainda não comprou o seu e tem diversas dúvidas, confira então as dicas que o Bonde trouxe do site M de Mulher.


Qual é o melhor lugar da casa para instalar ar-condicionado?


Escolha o local onde você passa a maior parte do tempo. Se faz home office, coloque o eletrodoméstico no escritório. Se fica fora de casa o dia todo e praticamente só dorme em casa, coloque-o no quarto. Pense no quanto você poderá aproveitar do aparelho. Caso necessário considere instalar mais de um.


Qual é o melhor modelo de ar-condicionado?


O split é o modelo que traz muitos benefícios. Custa um pouco mais, é verdade, mas faz quase nenhum barulho, gasta menos energia elétrica e se mistura com a decoração facilmente.


Qual é a melhor posição para colocar o ar-condicionado?


Perto do teto ou encostado no rodapé é a posição mais indicada e já que o ar gelado tende a descer. Uma dica mais importante é que ele não fique exposto ao sol pois isso interfere em seu funcionamento.


Quais são os detalhes importantes na embalagem do ar-condicionado?


Voltagem, capacidade, potência e pressão sonora (nunca mais de 24 decibéis), além da classificação enérgica (relação entre refrigeração e consumo elétrico, em uma escala de A a F).


Posso instalar meu ar-condicionado sozinha?


A instalação do ar-condicionado não é tão simples por isso, é melhor investir na contratação de mão-de-obra especializada, pois um erro de posicionamento da mangueira, por exemplo, é capaz de inutilizar o aparelho.


Procure referências da pessoa que for instalar, porque tem muitos que se dizem sabidos mas podem estragar seu ar-condicionado durante a instalação– e ainda levar o dinheiro referente ao serviço, já que os defeitos costumam levar uns dias para aparecer.


Como usar ar-condicionado sem estourar a conta de luz?


Vale investir em um modelo com tecnologia inverter, que consegue detectar a temperatura do ambiente mudando a potência de acordo com a necessidade do momento. Se tiver a possibilidade de programação para desligar, será possível economizar ainda mais!


Tenho alergia respiratória. Posso ter ar-condicionado em casa?


Existem modelos com filtros que eliminam 90% das impurezas do ar e não as devolvem ao ambiente. Mas não se esqueça de trocar os filtros de acordo com as especificações do fabricante: não respeitar esse prazo é o que faz o filtro soltar maus odores e começar a devolver as impurezas.


Ar-condicionado precisa de revisão?

Sim e deve ser feita cada seis meses. Dessa forma o aparelho estará sempre regulado e não gastará energia elétrica a mais.


Continue lendo