Uma das coisas que mais irrita qualquer pessoa ao comprar um produto novo, especialmente copos, jarras, baldes e outros utensílios que ficam mais expostos, é a tal cola que fica grudada na embalagem junto com um pedaço de adesivo que parece impossível de ser removido.
Felizmente, não há motivo para desânimo. Veja a seguir soluções práticas e baratas para remover qualquer tipo de cola de embalagem usando produtos que podem ser encontrados facilmente no supermercado. Confira:
1 – Cola de adesivo nas embalagens
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Uma das maneiras de remover este tipo de cola é usando o vinagre normal que usamos na culinária.
Passo-a-passo: Aplique um pouco de vinagre, de preferência o vinagre de vinho branco, sobre toda a área do adesivo e onde a cola estiver esparramada. Deixe descansar um pouco. Em seguida, esfregue com os dedos ou com uma esponja de cozinha. Pronto, o adesivo sai e o produto fica livre de cola. Lave e seque a embalagem para deixa-la pronta para o uso.
2 – Outros tipos de cola de embalagens
Colas de embalagem de garrafas de vidro, por exemplo, podem não sair com o truque do vinagre. Para retirar este tipo de cola, chamada apolar, nós usamos outra técnica.
Passo-a-passo: Para remover as colas chamadas apolares, você vai precisar de óleo de cozinha. Neste caso, deve-se esfregar o óleo sobre a cola para que ele se dissolva e saia. Em superfícies mais robustas e que não risquem, você pode usar uma esponja. Quanto às superfícies mais delicadas, prefira dissolver a cola com o auxílio de um guardanapo de papel ou papel-toalha.
3 – Cola da parede ou outras superfícies com sujeira
Móveis ou paredes que continham adesivos e estes foram removidos, mas a cola ficou geralmente juntam sujeira e pó onde a cola ainda está. Isso pode deixar qualquer superfície com ares de suja. Sendo assim, aprenda a seguir a remover esta cola e a sujeira de um modo simples.
Passo-a-passo: Para fazer a remoção da cola junto com a sujeira, pegue pedaços de fita crepe. Pegue as tiras de fita crepe e as encoste na sujeira. Assim, a cola e a sujeira grudam na fita e saem da superfície.
4 – Produtos específicos para a remoção
Se mesmo com estas três opções você ainda não conseguir remover a cola de um adesivo em uma embalagem, no carro ou em outras superfícies, você pode optar por produtos feitos especificamente para remoção de cola de adesivo. Estes produtos podem ser encontrados no mercado ou em lojas especializadas de materiais de construção. Entretanto, é importante verificar em quais superfícies ele pode ser utilizado, antes de aplicar onde você deseja para evitar manchas.
Outra dica que sugerimos é evitar colar adesivos em superfícies como paredes pintadas com tinta normal e na lataria dos carros. Na parede, pode ser que ao remover o adesivo, a pintura saia com ele. E na lataria do carro, o adesivo pode deixar uma mancha e não é tão fácil de tirar sem riscar.
Uma solução para quem precisa prender alguma coisa na parede ou até mesmo fixar objetos é a massa adesiva. Já existem várias empresas que distribuem o produto no Brasil e ele é comercializado como uma massa que pode ser colocada em qualquer superfície, pois não deixa marcas. Esta é uma alternativa interessante ao uso das tradicionais fitas adesivas que deixam rastros de cola por onde passam. (Fonte: Dicas de Mulher)