Muitos produtos ganham destaque por apresentarem utilidades que vão além daquelas para as quais foram criados, sendo bastante úteis para facilitar os cuidados com a casa. É o caso, por exemplo, do sal, do giz, do bicarbonato de sódio e até do amaciante. Outro produto que pode ter inúmeras aplicações é a cal.
Preparada a partir do calcário carbonato de cálcio, a cal virgem é um produto barato encontrado em lojas de materiais de construção. Por ser uma substância higroscópica (que absorve a umidade do ar), é usada para secar ambientes. Mas antes de começar a aplicá-las em casa, fique atento: o produto é extremamente abrasivo e pode queimar a pele, por isso só deve ser manipulada com luvas. Veja onde e como usar esse aliado:
1. Área limpa
Se você anda pensando em trocar o vaso sanitário porque ele vive encardido e não tem produto de limpeza que dê jeito, experimente esta dica. Esfregue bem o interior da peça com um punhado de cal virgem e uma esponja. O pó tem ação abrasiva e funciona como uma lixa, deixando a superfície renovada. Mas faça movimentos suaves para não riscar a porcelana!
2. Biblioteca sem umidade
Uma ótima notícia para os apaixonados por livros: para mantê-los a salvo da umidade (e das traças, que adoram se proliferar em locais úmidos), espalhe pela estante alguns frascos de boca larga com cal virgem até a metade. Substitua o produto a cada seis meses.
3. Cola-cristais
Aquele vaso de cristal que foi da sua bisavó quebrou? Calma! Basta misturar uma clara de ovo com três colheres (sopa) de cal virgem até formar uma pasta não muito espessa - a cola fica transparente. Aplique nas partes quebradas e reforce a emenda com um pedaço de fita adesiva. Aguarde 24 horas, retire a fita e pronto. A mesma mistura serve para colar uma lasca ou um canto do tampo de mármore quebrado.
4. Antimofo
O seu quarto está sempre com as paredes úmidas, provocando mofo nas roupas e afins. Resolva o problema colocando saquinhos de cal dentro de armários e gavetas. O produto seca o ambiente e evita o bolor, além do odor desagradável. Lembre-se de colocar os saquinhos fora do alcance das crianças.
5. Xô, ferrugem!
O maridão vive reclamando que as ferramentas enferrujam. Diga a ele para colocar um ou dois saquinhos cheios de cal virgem na caixa. Como a substância absorve a umidade, alicates e chaves de fenda, por exemplo, ficarão livres da ferrugem por até seis meses - hora de substituir os saquinhos.
6. Nado livre
Para eliminar algas nas fontes e nos tanques onde ficam os peixes ornamentais (como carpas), coloque alguns punhados de cal virgem na água, até perceber que ela ficou ligeiramente esbranquiçada. Mas tome cuidado, porque a substância altera o pH da água, tornando-a mais alcalina, e pode afetar as condições de sobrevivência de peixes mais sensíveis. A dica não serve para peixinhos de aquário, ok?
7. Gaiola cheirosa
Tem pássaros em casa? Evite higienizar as gaiolas com substâncias à base de amoníaco, porque o cheiro pode afetar a saúde dos bichinhos. A solução, simples e barata, é espalhar uma fina camada de cal virgem no fundo da gaiola, cobrindo depois com uma camadinha de areia. A cal neutraliza os odores e evita a proliferação de micro-organismos.
8. Fim do musgo
Para retirar aquele limo que fica sobre a terra e as plantas, basta preparar uma pasta líquida de cal virgem com água. A mistura forma o hidróxido de cálcio, que altera o pH das áreas onde musgos e mofo costumam se desenvolver. Aplique com uma escova ou broxa, lavando bem as partes afetadas.
9. Teto branquinho
Com o tempo, o vapor do chuveiro cria manchas escuras de mofo no teto do box. Mas se você usar cal para pintura no lugar de tinta convencional, a mancha levará muito mais tempo para aparecer - talvez nem apareça! Use conforme as indicações do fabricante. (Fonte: MdeMulher)