Um guia feito por Laura Gaskill em colaboração com a Houzz separa uma rotina de cada cômodo da casa com uma tarefa para cada dia. Com uma semana dedicada a cada ambiente da casa, é possível deixá-la limpa e organizada como nova. Veja abaixo como organizar uma limpeza profunda na cozinha em 7 dias.
Dia 1: eletrodomésticos
O primeiro dia deve ser reservado para a limpeza dos eletrodomésticos, à começar pela geladeira. Tire tudo de dentro dela. Limpe-a por dentro, removendo a sujeira com água morna e persistente. Desencoste-a da parede e passe o aspirador de pó. Só voltarão para as prateleiras os alimentos em perfeito estado. Em seguida, desengordure o fogão e o forno, aproveitando a função autolimpante se necessário (confira seu manual). Limpe também o micro-ondas. Se tiver uma lava-louças, ligue-a sem nada dentro.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Dia 2: gabinetes e gavetas
Pratique o desapego, separando tudo dentro dos armários entre o que será doado ou jogado fora e o que será mantido. Passe um pano em gavetas e prateleiras. Inspecione panelas e formas, removendo manchas persistentes. Afie as facas. Guarde tudo de volta, pensando bem na localização dos itens em relação a onde na cozinha eles são usados.
Dia 3: despensa
Faça o mesmo na despensa, dessa vez jogando fora tudo o que passou da validade. Sacos com grande quantidade de alimentos – como arroz ou granola – deverão ter o conteúdo transferidos à potes herméticos transparentes. Limpe as prateleiras e guarde tudo de volta de acordo com o uso. Alimentos do café da manhã, por exemplo, podem ser reunidos em um só lado de uma prateleira, enquanto itens para assar bolos ficam do outro lado.
Dia 4: pias, ralos e lixo
Despeje vinagre branco nos ralos, deixando-o agir por pelo menos 10 minutos. Em seguida, enxague com água quente. Limpe os cestos de lixo e de reciclagem. Esfregue a pia e os misturadores, com atenção especial aos cantinhos.
Dia 5: balcões e prateleiras abertas
É importante analisar o que deve ser deixado nesses espaços: tudo ali será exposto, então apenas louça e utensílios em bom estado deverão ser mantidos. O resto deve ser colocado nos armários. Limpe as superfícies, com atenção especial aos cantos. Use limpador de azulejos e de rejunte, ou uma pasta de bicarbonato de sódio, nas áreas necessárias.
Dia 6: janelas, paredes e chão
Começando de cima, passe aspirador no teto, paredes e finalmente no piso. Use um spray de limpeza multiuso para limpar as paredes e exterior dos armários e gabinetes. Lave as janela e os tapetes.
Dia 7: detalhes
Aproveite o último dia para pensar em mudanças que gostaria de fazer para deixar a cozinha não só limpa, mas aconchegante. Faça uma lista do que precisou jogar fora e deve repor ou do que gostaria de comprar. Limpe o que passou batido nos outros dias e organize-se, de forma que termine o dia com esse ambiente sempre arrumado.