A poinsettia (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como flor de Natal, estrela de Natal ou bico-de-papagaio é uma planta originária do México e pertence à família das Euphorbiaceae. Caracteriza-se pelas suas folhas largas que podem ter diversas cores: vermelho (a mais popular pela questão do Natal), rosa, creme, roxa, salmão, amarelo ou até mesmo branco.
O que parecem ser as pétalas das flores, na verdade, são brácteas, ou seja, são folhas modificadas. Isso ocorre porque as verdadeiras flores da planta são pequeninas e quase insignificantes, não apresentando cores e formas atraentes para os polinizadores. Assim, as brácteas, coloridas e exóticas, que surgem ao redor das flores verdadeiras, cumprem a função de atrair os insetos e aves responsáveis pela polinização da planta.
É muito vendida na época do Natal, em pequenos vasos que são mantidos no interior da casa, no entanto, pode também ser plantada no exterior, local onde cresce como arbusto até 4 metros de altura se a planta não for podada. Pode ser facilmente encontrada em floristas e grandes superfícies comerciais.
Por ser uma planta tóxica, é preciso ter alguns cuidados em relação ao local da casa em que é colocada e com o seu manuseamento, uma vez que pode causar dermatites tanto a pessoas como animais. Estas irritações na pele não constituem, no entanto, riscos de intoxicações letais, uma vez que o seu grau de toxicidade é bastante fraco. Todas as suas partes são venenosas, pelo que não deve deixar que as crianças se aproximem e lhe mexam. As flores também não devem ser ingeridas, uma vez que podem causar dores abdominais, vômitos e diarreia.
Cuidados essenciais
Como acontece com qualquer planta, também a flor de Natal precisa de alguns cuidados para se manter bonita e saudável durante mais tempo.