Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reciclagem

Aprenda a fazer um ar-condicionado reciclado que funciona sem energia

Com informações do Ciclo Vivo
21 dez 2017 às 15:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os sistemas de ar-condicionado costumam consumir boa parte da energia usada em uma residência ou escritório. Mas, um modelo reciclado pode ser muito eficiente sem gastar um quilowatt sequer de energia.

Apelidado de Eco Cooler, o sistema foi criado pela empresa Grey DhakaGrey a partir de um princípio muito simples de troca de ar. Usando apenas garrafas plásticas e papelão é possível replicar este ar-condicionado ecológico em qualquer lugar do mundo, de forma a reduzir a temperatura interna dos ambientes e também a quantidade de resíduos descartadas inadequadamente. O Ciclo Vivo fez um passo a passo para ajudar você a fazer o ar-condicionado. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Como fazer:

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Fabricar o ar-condicionado é muito simples. O primeiro passo é preparar o papelão. O ideal é que seja uma placa de papelão com o tamanho da janela, já que ele será instalado na abertura. Com o papelão já cortado no tamanho ideal para ocupar a abertura disponível, pegue uma garrafa plástica e desenhe círculos com a mesma circunferência da boca da garrafa e depois corte-os.

Publicidade


Com a placa pronta, é hora de preparar as garrafas. Cada buraco no papelão será ocupado por uma garrafa. Todas elas devem ter a parte inferior cortada (retire, aproximadamente, quatro dedos do fundo). As tampas também devem ser cortadas, mantendo apenas a parte em que são rosqueadas.


Reprodução
Reprodução


Fixe cada uma das garrafas no papelão, rosqueando as próprias também para mantê-las presas à placa e o ar-condicionado está pronto para ser instalado na abertura disponível.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Não deixe frestas laterais para a passagem do ar. Pois, o resfriamento se dará justamente pelo fato de o ar entrar por uma abertura maior e ser exalado por uma abertura menor. A lógica, conforme explicado pelos criadores, é a mesma de soltar o ar pela boca. Quanto maior é a abertura, mais quente é também o ar.


Este ar-condicionado reciclado já está sendo usado por muitas comunidades carentes em países como a Índia e o Bangladesh, onde as pessoas sofrem com as altas temperaturas em moradias precárias. Cada um desses equipamentos é capaz de reduzir a temperatura interna em, aproximadamente, cinco graus celsius.

Veja todos os detalhes no vídeo abaixo:



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo