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Otimizando espaços

Aplique a filosofia dos 5S em casa e acabe com o acúmulo na sua vida

Redação Bonde
04 ago 2014 às 09:27

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- Reprodução
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Sua casa, seu quarto ou o das crianças te incomoda por tanta bagunça? É hora de se inspirar na metodologia japonesa do 5S – aquela faxina generalizada que dispensa o que ocupa espaço e já está sem utilidade, dando espaço a coisas novas e priorizando o que nos faz bem. Esta filosofia foi adotada para "reorganizar" o Japão após a Segunda Guerra Mundial e baseia-se em cinco palavras, que, em japonês, começam com a letra "s": seiri (utilização), seiton (ordem), seisou (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina).

A organizadora pessoal Claudia Moura acredita que para começar a arrumar qualquer coisa, a palavra de ordem é desapego. "Objetos sem utilidade roubam a nossa energia, em casa ou no trabalho, porque a bagunça ou o acúmulo de coisas inúteis tira o nosso foco. Por isso, precisamos nos desfazer para dar espaço ao novo", afirma.

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O ideal é sempre se planejar, definindo pequenas etapas a serem superadas. Se for um guarda-roupa, por exemplo, comece pelas calças, seguidas de camisas e sapatos. "Se não temos tempo ou paciência, podemos dar um passo por dia. O importante é cumprir. E quando vemos que estamos avançando, nos animamos ainda mais", diz a profissional.

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Divida os objetos descartados em três caixas, por exemplo: lixo, doação e segunda chance. Mas cuidado para não dar outra oportunidade a muitos itens, devolvendo-os ao armário em seguida. "A tolerância deve ser de uma semana para você se decidir ou mandar para um sapateiro ou costureira, caso queira fazer ajustes", recomenda Claudia.


Exemplo a ser seguido

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A decoradora Arlete Vidal aplica o conceito de seiri há mais de 20 anos. "Com as roupas, faço uma boa limpeza a cada seis meses, na mudança do inverno para o verão. E só compro peças novas na mesma quantidade das que tirei das minhas gavetas", diz. Com os documentos, ela esvazia suas pastas a cada ano, sempre tomando o cuidado de picotar ou rasgar os papeis em pedacinhos.


Arlete usa a estratégia de duas caixas: uma de lixo e outra de doação. Ela sempre foi a favor de passar coisas em desuso para frente e de ajudar quem precisa. Para a decoradora, a principal vantagem é que o seiri ajuda a manter a casa organizada e limpa.

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Primeiro (e talvez o mais importante): não se intimide! Às vezes, parece que o caos é tão grande que não pode ser dominado, mas pode sim.


Cada coisa tem o seu lugar. Devagar e com paciência, a organização ganha corpo.

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Tenha sempre um plano e siga-o. Para não desanimar, pense em etapas que você consiga superar, sem atropelos.


Divida os itens em três porções: o que fica, o que deve ser consertado ou reformado e o que será descartado (lixo ou doação).

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O que fica: itens realmente úteis e importantes.


Conserto ou reforma: são roupas que precisam de algum ajuste, equipamentos quebrados ou sapatos que precisam de nova sola, por exemplo.

Descarte: são roupas rasgadas que não tenham conserto ou equipamentos cujo reparo não valha a pena, entre outros objetivos que você não utiliza há muito tempo. (Fonte: Portal Vital/Unilever)


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