Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aprenda a fazer

Adubo orgânico líquido é alternativa sustentável e econômica para sua horta

Redação Bonde
07 abr 2016 às 12:47

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cultivar hortas em casa é uma ótima forma para ter sempre em mãos produtos naturais e frescos. Contudo, para manter o seu cantinho verde sempre em dia, que tal preparar os fertilizantes em casa sem compostos químicos? Uma boa forma para isso é utilizar adubos orgânicos líquidos, além do baixo custo, o armazenamento é um diferencial que conta pontos a favor. Altamente sustentável, você ainda vai economizar muito, confira tudo o que você vai precisar:

– Esterco, palha ou folharada
– Garrafão plástico de 20 litros
– Restos de verduras e cascas de frutas
– Papel toalha
– Restos de comidas, vísceras de frango ou peixe
– Prego ou faca
– Tampa de garrafa plástica
– Plástico grosso e flexível 20×20 cm
– Mangueira para soro
– Garrafa plástica descartável com tampa (refrigerante, água mineral ou suco)
– Água

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como fazer

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas. Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos. Para completar a metade do volume total do objeto, coloque papel toalha, restos de comida, vísceras de frango ou peixe.

Publicidade


Complete a outra metade com água, de preferência recolha da chuva para aproveitar em seu fertilizante. Deixe apenas dois ou três centímetros (além do gargalo) do garrafão vazios.
Fure a base do garrafão com uma faca ou prego. Se for utilizar a faca, basta esquentar sua ponta. Para ter uma ideia do tamanho do orifício, ele deve ser suficiente para passar a mangueira de soro.


Da mesma forma, perfure uma tampa de outra garrafa plástica descartável. Sobre a boca do garrafão coloque um pedaço de plástico flexível, mas resistente, e prenda com a tampa. Com isso, a fermentação da matéria orgânica produzirá gás metano e é importante que a tampa suporte a pressão.

Insira uma das pontas da mangueira no orifício do garrafão e a outra no da garrafa pequena e sem tampa. Isso funcionará como escape do gás metano que será produzido.
Deixe o garrafão em canto do jardim e lembre-se de agitá-lo ao menos uma vez por semana. Dependendo do clima, passado dois ou três meses a matéria orgânica terá se transformado em um líquido escuro e sem cheiro. Coloque um litro da substância em dez litros de água e está pronto o adubo orgânico. Agora basta aplicar o líquido nas plantas. (Fonte: Ciclo Vivo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo