A iluminação é fundamental para garantir conforto e destacar a decoração dos ambientes. Quando escolhida adequadamente, ela torna os locais mais agradáveis e convidativos. Para isso, deve-se levar em conta diversos fatores, como o tipo de lâmpada, a composição com os outros elementos dispostos no espaço e o estilo que combina com os moradores.
Nos ambientes externos, frequentemente usados para eventos sociais importantes entre famílias e amigos, os produtos em LED são ótimas escolhas devido à versatilidade. Alguns modelos têm função mais decorativa, enquanto outros são usados para garantir maior segurança durante a noite. Outras vantagens da iluminação em LED são a alta durabilidade e economia no consumo de energia.
Confira algumas dicas da designer de interiores da Lorenzetti, Claudia Teiko, para usar iluminações em LED de forma inteligente nas áreas externas.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Refletores
Os refletores têm função decorativa e valorizam os jardins e quintais durante a noite, além de serem ótimas alternativas por sua facilidade de instalação. Eles podem ser embutidos no jadim e nos caminhos; o tamanho da peça deve ser escolhido de acordo com o espaço que irá receber iluminação.
Luminárias
As luminárias ajudam a deixar o espaço com mais personalidade, pois proporcionam um ambiente mais clean e moderno. Elas são indicadas para uma iluminação geral e podem ser embutidas no teto, com uma vedação decorativa ou totalmente translúcida.
Spots
Os spots trazem mais destaque ao ambiente, direcionando as luzes para a superfície desejada. Eles podem ser utilizados para realçar jardins verticais ou para iluminar a bancada de jantar em uma área gourmet, por exemplo.