Decidiu morar sozinho ou marcou a data do casamento? É preciso estar preparado. Dentro de casa o que não pode faltar é uma caixa de ferramentas bem equipada. Rachaduras, buracos ou algum objeto quebrado podem causar situações embaraçosas. Com as ferramentas certas em casa economiza-se tempo e dinheiro.
Para aqueles ainda com pouca experiência no ramo, algumas dicas para montar o "kit de primeiros socorros do lar" são fundamentais. "Tem gente que não vê utilidade em montar um pequeno acervo de ferramentas, mas ele geralmente evita gastos futuros", adverte Christian Arntsen, gerente de marketing da Starrett, a maior fabricante de ferramentas do mundo. "Alicates, serras, uma boa trena e chaves-de-fenda são primordiais. Com o tempo novos itens podem completar o conjunto", ressalta Arntsen.
Com base nos principais problemas do dia-a-dia de uma casa, uma caixa de ferramentas não pode deixar de ter:
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
1. Alicate - Tanto para arrancar um prego como para cortar um fio, o alicate é um grande socorro. Existem alicates com lâminas ajustáveis, ideais para trabalhos que envolvam arames, azulejos ou ladrilhos. Outros dois tipos de alicate são o universal - o mais comum, e o alicate de pressão.
2. Martelo - As opções são inúmeras. De tamanhos e formas diversas o ideal para ser numa caixa de ferramentas é o de tamanho médio. Ele supre qualquer necessidade e não é muito pesado, o que facilita sua manipulação.
3. Chave-de-fenda - De diversos tamanhos e cores, a chave-de-fenda fixa melhor os parafusos na madeira e em outras superfícies. No mercado existem alguns exemplares diferenciados, com cabo antideslizantes, ou em formatos especiais para as mãos.
4. Chave Philips - Há de diversos tamanhos e cores.Ela é muito utilizada em diversos aparelhos, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, etc. Esta chave é para ser utilizada em um parafuso que tem fendas em formato de um "x".
5. Serra Manual e Arco de serra - O arco de serra e uma boa lâmina bi-metal são fundamentais para cortar aquele cano quebrado no jardim, ou aquele galho de árvore que está avançado demais em seu quintal.
6. Estilete - Embora pareça desnecessário, um bom estilete pode encurtar o tempo de um trabalho dentro de casa. Muito utilizado em serviços escolares, essa ferramenta pode ser útil na hora de cortar papelão ou marcar uma superfície mais dura. Pode ser usado, ainda, em serviços artesanais que exijam acabamento e precisão de corte.
7. Trena de precisão - Trenas são importantes para medir e planejar mudanças de móveis e a instalação de novos objetos no ambiente. Existem diversos tipos de trenas, algumas até digitais. O ideal é comprar uma trena de maior qualidade, e que ofereça precisão durante a medição. Algumas delas, chamadas de "trenas chaveiros" são menores e podem ser levadas para todo canto.
8. Micro-óleo - Sabe aquele ruído indesejado quando você abre e fecha uma porta cujas dobradiças estão um pouco "ressecadas"? então, a solução pode estar na aplicação de um micro-óleo. O micro-óleo M1 da Starrett é uma excelente opção, além de lubrificar a área onde foi aspergido, ele também evita a corrosão, retira a umidade e elimina aqueles rangidos chatos.
9. Fita isolante - Seu uso é indicado para isolar pontas de fios elétricos.
10. Veda Rosca - É usado para colocar em volta das roscas de encanamento, permitindo um ajuste melhor e evitando que a água escape pela rosca.