Política

Vice-presidente reafirma que decisão de baixar os juros é política

06 jun 2003 às 15:06

Depois de se encontrar com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, o vice-presidente José Alencar voltou a afirmar que a decisão de baixar os juros é política.

"Não vamos romper unilateralmente com nada. Precisamos fazer crescer as exportações, precisamos de grande saldo de balança comercial para acabar com o constrangimento cambial que, de vez em quando, nos assola".


Alencar acredita que tenha que ser criado no Brasil um clima que leve os brasileiros a acordar em relação aos custos de capital, "porque esses custos estrangulam a capacidade de desenvolvimento".


O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, informou após encontro com José Alencar, que conversou com o vice sobre as necessidades de crescimento e desenvolvimento do Brasil. Palocci disse que admira o vice-presidente e que ele tem sido muito importante para o governo, para o conhecimento e para somar esforços do grande desafio para fazer o Brasil crescer.


"Sempre considerei que as palavras do nosso vice-presidente José Alencar não são críticas, mas contribuições para um debate que é necessário para o país. O Brasil enfrentou dificuldades extraordinárias no período da transição, tivemos uma economia com inflação explosiva, dívidas insustentáveis, e isso nos obriga a fazer uma gestão austera da ecomia, mas com direção ao crescimento do país", declarou Palocci.

O ministro disse que não comentou com Alencar a questão dos juros: "Eu juro que juros não foram o principal assunto".


Continue lendo