O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) anunciou na sessão desta segunda-feira (8) a criação de uma nova bancada na Assembleia Legislativa do Paraná. A ideia é se desvincular da obrigatoriedade em votar a favor do governo ou contra projetos do Executivo.
"Verificamos que há um grupo de parlamentares de pensamento convergente, dispostos a analisar e votar os projetos com bom senso e de acordo com suas convicções. É um bloco político, que não está pleiteando estrutura, mas quer ampliar o debate com a sociedade e fortalecer a atuação do Parlamento, que não precisa nem deve limitar-se aos posicionamentos da situação e oposição".
O grupo deve ser formado por 15 deputados e, segundo Turini, a bancada independente já atuou na negociação entre servidores estaduais em greve e o governo do estado. "O bloco parlamentar exerceu o papel de moderador. É assim que a bancada pretende atuar. Se a proposta aos servidores não é a melhor, pelo menos representa novas bases para avaliação das categorias, que surgiu num momento em que não se vislumbrava possibilidade de acordo".