São Paulo - O senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado Federal com 76 votos. O placar contabilizou dois votos contrários e uma abstenção ao nome de Sarney. Ele assumirá o lugar de Ramez Tebet (PMDB-MS).
O Senado conta com 81 parlamentares. Na eleição do presidente da Casa ontem, dois senadores estavam ausentes no plenário. Pelo regimento da Casa, o senador presente no plenário deve participar da eleição, mesmo que não queira dar seu voto. Neste caso, seu voto é contabilizado como ''abstenção'.
O nome de Sarney já havia sido definido num acordo com o PT. Pela tradição das duas Casas, a presidência da Câmara e do Senado é ocupada pelo partido com a maior bancada. Na Câmara, o PMDB apoia o nome do deputado João Paulo Cunha (PMDB-SP) para a presidência da Casa.
Pelo acordo fechado, a primeira vice-presidência será do senador Paulo Paim (PT-RS) e a segunda vice-presidência, do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). A primeira secretaria fica com Romeu Tuma (PFL-SP), a segunda secretaria com Alberto Silva (PMDB-PI), a terceira com Heráclito Fortes (PFL-PI), e a quarta com Sérgio Zambiasi (PTB-RS).