Cerca de 8 milhões de eleitores irão às urnas em todo o Paraná neste domingo (28) entre as 8h e 17h. O eleitor vai votar uma vez presidente. Dois candidatos disputam o cargo: Fernando Haddad, do PT, e o deputado Jair Bolsonaro, do PSL.
As principais dúvidas dos eleitores na véspera do pleito são sobre os locais de votação e sobre os números dos candidatos para anotar na colinha, que pode ser levada até as urnas para auxiliar a votação. A FOLHA acompanha a apuração em tempo real no domingo.
Você também pode imprimir sua colinha aqui
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OS LOCAIS DE VOTAÇÃO
LONDRINA
- 1.266 total, sendo 1.120 de seções para Londrina, 26 seções para Tamarana e o restante de contingência (reserva para trocas durante a votação)
Locais de votação criados após as eleições de 2016:
- Colégio Estadual Vista Bela - Rua Yoneko Shime, 300 - Residencial Vista Bela (157ª ZE);
- Esc. Mun. Prof. Odésio Franciscon - Rua Osmy Muniz, 750 - Hilda Mandarino (157ª ZE);
- Escola Premier - Rua João Wyclif, 530 - Gleba Palhano (146ª ZE).
Locais de votação alterados (as seções foram transferidas para outros locais):
- 42ª ZE: os eleitores que votavam na Unopar - Unidade Aeroporto foram transferidos para o Colégio Ética, com endereço na Avenida Santos Dumont, 1.200, bairro Boa Vista;
- 157ª ZE: os eleitores que votavam na Escola Municipal América Sabino Coimbra foram transferidos para a Escola Municipal Hayde Colli Monteiro, com endereço na Rua do Pelicano, 491, bairro Jardim Paraíso.
Voto em trânsito
- Colégio Estadual Vicente Rijo (42ª ZE): 478 para o 1º turno e 449 para o 2º turno
- Esc. Mun. Maria Carmelita Vilela Magalhães (42ª ZE): 84 para o 1º turno e 79 para o 2º turno
Recomendações para o segundo turno
- Todos os eleitores que estavam regulares e aptos para votar no primeiro turno, mas não votaram, poderão votar no segundo, independentemente de justificativa ou pagamento de multa.
- A tecla "confirma" somente deve ser pressionada após aparecer a foto do candidato escolhido na urna.
- É proibida a utilização de celular ou quaisquer outros dispositivos de foto e filmagem na seção eleitoral, exceto para apresentação de documento digital para identificação do eleitor. Tirar selfie com a urna eletrônica ou filmar o voto pode configurar crime eleitoral por quebra de sigilo do voto. Vários ocorrências do primeiro turno estão sendo investigadas pela Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral.
- O eleitor que tem a biometria reconhecida não assina o caderno de votação.
- Os eleitores devem apresentar queixas sobre irregularidades no funcionamento das urnas eletrônicas diretamente aos mesários. Caso não seja resolvido, será anotado na ata da seção ou, se o eleitor quiser, poderá registrar sua reclamação pelo aplicativo Pardal (App Store ou Google Play), com inserção da foto da ata com a reclamação registrada.