O conselheiro Rafael Iatauro foi eleito, por unanimidade de votos, o novo presidente do Tribunal de Contas do Paraná. Ele deverá assumir o cargo no próximo dia 4 - data ainda a ser confirmada. Em entrevista coletiva, Iatauro prometeu agilizar o julgamento das contas das prefeituras municipais, que demoram atualmente cerca de três anos para serem analisadas.
""Vamos analisar as contas da prefeitura imediatamente. As contas de 2001 serão analisadas em 2002. Temos que nos adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe responsabilidades a julgados e julgadores"", declarou ele.
Iatauro disse que pretende ainda aprofundar o relacionamento do TC com o Ministério Público. ""Vou procurar o Ministério Público nos próximos dias para fazermos um trabalho conjunto"", avaliou ele, ao afirmar que é contra a divulgação de dados para a imprensa antes da análise das contas do denunciado.
Ele disse que a corregedoria - que continuará sendo comandada pelo conselheiro Nestor Baptista - tem cerca de duas mil denúncias para serem analisadas. ""Temos denúncias, mas temos que resguardar o direito do cidadão. Apenas divulgaremos o que for comprovado pela análise das contas"", salientou.
Aos 63 anos, Rafael Iatauro é hoje o conselheiro mais antigo do TC. Ele está no órgão há 34 anos. Foi eleito como presidente pela quinta vez. Quanto ao relacionamento com a Assembléia Legislativa, ele disse que pretender ser cauteloso.
""Tenho um bom relacionamento com o presidente eleito (Hermas Brandão)"", garantiu ele, ao afirmar que não admitirá que qualquer conselheiro do TC faça política partidária. ""Tive um genro candidato (Fabio Camargo) e não me envolvi na campanha dele. Os conselheiros precisam - antes de tudo - agir com ética"", salientou.
O conselheiro Henrique Naigeboren, cunhado do governador Jaime Lerner (PFL), continua na vice-presidência do Tribunal de Contas. Ele foi reconduzido para mais um mandato.