Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo turno

Candidatos de Londrina têm estratégias diferentes no horário eleitoral

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha de Londrina
12 out 2024 às 15:42
- Filipe Barbosa/Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As emissoras de rádio e TV retomaram nesta sexta-feira (11) a veiculação do horário eleitoral gratuito, nos blocos de dez minutos e nas inserções ao longo da programação. Com isso, os eleitores londrinenses tiveram um primeiro contato com as estratégias da ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), e do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que se enfrentam no segundo turno.


Em meio ao desafio de conquistar o eleitorado que se absteve no primeiro turno - mais de 111 mil londrinenses -, os candidatos encontraram espaço para ataques. Nesta semana, eles assinaram o "Pacto pela Paz" do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Primeiro na veiculação em bloco das 12h às 12h10 no rádio, Amaral voltou a citar seus apoiadores - o governador Ratinho Junior (PSD), o ex-prefeito Alexandre Kireeff, o senador Sergio Moro (União) e deputados da cidade - e tentou associar a sua adversário à esquerda - principalmente após a educadora Isabel Diniz, que concorreu pelo PT, declarar apoio à progressista.

Leia mais:

Imagem de destaque

MP vai apurar participação suspeita de empresa em pregão da Prefeitura de Londrina

Imagem de destaque
No Instagram

TRE libera uso de montagem de Filipe Barros que liga PP ao PT em Londrina

Imagem de destaque
Proibidas em 2015

Presidente do PT diz que volta de doações de empresas para campanhas é 'grave retrocesso'

Imagem de destaque
Segundo turno das eleições

PT libera filiados em Londrina, mas cita 'combate a bolsonarismo e fascismo'


“O resultado [do primeiro turno] só aumentou minha motivação e a minha responsabilidade. Londrina vive nas mãos de uma família que há décadas suga as esperanças dos londrinenses, coisa que é bem típica dessa esquerda que está aí”, diz o candidato, que alega que o “belinatismo” é uma “esquerda mascarada”.

Publicidade


O pessedista fala em “soluções que vão transformar Londrina”. “Aqui não vai ser terra de criar dificuldades, vai ser a terra que entrega agilidade. Não vai mais ter espaço para conchavos, vai ser o lugar em que a Prefeitura trabalha pelo povo ”, resume.


Para o analista político e professor Elve Cenci, esse movimento tenta ilustrar Maria Tereza como uma continuação do “belinatismo” - movimento centrado na figura do ex-prefeito Antônio Belinati, tio do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Publicidade


“Uma estratégia foi vincular esse ‘belinatismo’ como sendo um movimento de esquerda, e que ele [Tiago] seria aquele candidato que iria livrar Londrina do belinatismo e da esquerda”, afirma Cenci. “Ou seja, ele tenta, a partir das pautas da extrema-direita, infligir um desgaste político e certamente impedir a transferência dos votos dos eleitores dos candidatos não eleitos para Maria Tereza.”


Com mais tempo no programa eleitoral, Maria Tereza tentou resgatar as obras e projetos realizados durante a gestão Belinati. Ela também cita propostas como a construção de um novo PAI (Pronto Atendimento Infantil), de centros de especialidades para mulheres e crianças com deficiências, e melhorias no transporte e na segurança.


Na avaliação de Cenci, a candidata do PP começou o horário eleitoral de uma forma mais propositiva no rádio. “Ela resgatou projetos da administração Marcelo Belinati, tentando demonstrar a continuidade, ou seja, que ela dará sequência a esses projetos", acredita.


Porém, em inserções na TV, a campanha de Maria Tereza recupera antigas acusações contra Tiago Amaral, citando reportagens da Gazeta do Povo e desta FOLHA.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo