As urnas reabrem novamente neste domingo (29) para o segundo turno das eleições presidenciais. Dez estados também terão segundo turno para o cargo de governador. São eles: Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As seções eleitorais ficarão abertas das 8 às 17 horas.
Quem não votou na primeira fase do pleito poderá comparecer às urnas neste domingo, mesmo que ainda não tenha feito a justificativa sobre a ausência no dia 1º. Para votar, basta levar o título de eleitor, ou um documento de identidade com foto.
O eleitor que não comparecer às urnas no segundo turno poderá justificar sua ausência em cartórios eleitorais ou na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da região onde estiver. Para isso, é necessário levar preenchido o ´Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido no site do TSE.
Caso o eleitor não faça essa justificativa no dia da eleição, terá ainda 60 dias a partir da data de cada turno para tomar esta providência em seu cartório eleitoral. Nessa hipótese, terá de provar o motivo de sua ausência. Se este não for aceito pelo juiz, o eleitor estará sujeito a pagar multa. (AE)