Depois de semanas de impasse, a bancada estadual do PT decidiu indicar o nome do deputado eleito Natalio Stica para disputar a 1ª vice-presidência da Assembléia Legislativa, na chapa encabeçada por Hermas Brandão (PSDB), que disputa a reeleição. A reunião, convocada na noite de quarta-feira pela líder do partido, Luciana Rafagnin, foi tensa. A discussão começou no início da noite e só terminou por volta das 22 horas. O petista Hermes Fonseca também disputava o posto, mas teve que se conformar com a escolha de Stica.
Dos nove cargos da chapa única, apenas três estão com os candidatos definidos. Stica foi o terceiro nome confirmado. Além dele e de Brandão, Nereu Moura, do PMDB, disputa a primeira-secretaria -o segundo cargo mais importante na mesa depois da presidência. Moura teve trabalho para viabilizar-se. Dobrandino da Silva (PMDB) e o atual primeiro-secretário, Valdir Rossoni (PTB), estavam interessados no posto, mas a pressão dos governistas os fez recuar.
O entrave está agora na segunda secretaria. Rossoni e outros partidos -como o PFL, PSL e PDT- querem a vaga. O nome do deputado Geraldo Cartário (PSL) está na disputa, ainda que nos bastidores. Cartário afirmou que só aceita brigar abertamente pela segunda secretaria se Rossoni desistir.
A expectativa é que a chapa esteja fechada até o dia 30. A eleição será no dia 1º de fevereiro, às 19h30, após a posse. Brandão dedica os próximos dias para arrematar a chapa. Em entrevistas a jornalistas, ele tem dito estar confiante. ''Será uma chapa de consenso, contemplando a oposição''.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina