Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lesa Pátria

PF faz operação e mira financiadores do 8/1 e envolvidos em bloqueios de estradas

Fabio Serapião - Folhapress
20 jun 2024 às 09:15

Compartilhar notícia

- Joedson Alves/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (20) mandados de busca e apreensão e de busca pessoal contra suspeitos de financiar os ataques golpistas do 8 de janeiro. Também são alvos da operação investigados por atuarem no bloqueio de estradas após as eleições de 2022.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Desenvolvimento de projetos

Lula sanciona lei que autoriza criação da estatal aeroespacial Alada

Imagem de destaque
Reforço da equipe técnica

Prefeito de Cambé, Conrado Scheller planeja reestrutura a Amepar

Imagem de destaque
Primeira votação

Em sessão extraordinária, vereadores de Maringá aprovam mais 32 cargos comissionados

Imagem de destaque
Sem dificuldades

Assembleia Legislativa termina 2024 como 'parceira' do governo Ratinho Junior

A ação é a 28ª fase da operação Lesa Pátria e cumpre 27 mandados judiciais nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Publicidade


As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que também ordenou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.


"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", diz a PF.

Publicidade


A operação da PF desta quinta-feira teve origem nas quatro frentes de investigação abertas após os ataques de 8 de janeiro.


Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que apura ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra tem como objetivo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.


O terceiro foco da investigação PF são os vândalos. Os investigadores buscaram identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios da capital federal, que acabaram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República).


A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.


Imagem
Presidente da Câmara de Londrina reclama de documentação incompleta para PLs da GM
O presidente da CML (Câmara Municipal de Londrina), vereador Emanoel Gomes (Republicanos), falou na terça-feira (18) sobre os projetos de lei que aumentam o salário dos guardas municipais de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo