Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições 2016

Pesquisa: Marcelo Belinati lidera corrida pela Prefeitura de Londrina

Edson Ferreira - Equipe Folha
27 jul 2016 às 08:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) lidera a corrida eleitoral, com 43% das intenções de voto, conforme pesquisa estimulada – quando os nomes dos políticos são apresentados aos entrevistados. O índice foi apurado no quarto levantamento sobre as eleições municipais feito pelo Instituto Multicultural, para a FOLHA e a Rádio Paiquerê AM, dando sequência à série iniciada em dezembro do ano passado. Pela segunda vez não consta do cenário o nome do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que descartou a candidatura à reeleição. O atual chefe do Executivo, entretanto, aparece em segundo lugar na pesquisa espontânea – quando o eleitor cita livremente a sua preferência. Kireeff tem 17% das citações contra 29% de Marcelo.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-03826/2016, a pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Foram realizadas 640 entrevistas individuais, no período de 22 a 24 de julho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Considerando apenas os votos válidos, Marcelo tem 63,5% e, se a eleição fosse hoje, venceria a eleição no primeiro turno com ampla vantagem para o segundo colocado, Valter Orsi (PSDB), que tem 15,5%. Na sequência aparecem Sandra Graça (PRB), Boca Aberta (PR) e Luciano Odebrecht (PMN), com 3,5% cada um; Celso Marconi (DEM), 3%; André Trindade (PPS), 2,5%; Paulo Muniz (PV) tem 1,5%; Marcos Urbaneja (PDT), Paulo Silva (PSOL), João Mendonça (PMDB) e Odarlone Orente (PT), cada um com 0,7%; Márcio Stamm (PSB), 0,5% e Jaci Aguiar (PTC), 0,2%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições municipais

Cristina Graeml diz ter visto 'receptividade do curitibano por algo novo'

Imagem de destaque
Eleições 2024

Após justificar ausência no 1º turno por virose, Pacheco também não vota neste domingo em BH

Imagem de destaque
Eleições 2024

Curitiba: Pimentel diz que está confiante e que 'pauta ideológica não coloca comida na mesa'

Imagem de destaque
'Nem parece eleição'

Londrina: Eleição não ganha espaço no Mercado Shangri-lá neste domingo


A pesquisa foi realizada dentro do período liberado para as convenções partidárias, que vai do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto, quando as siglas têm que definir os seus representantes para concorrer a prefeito e vereador nas eleições do dia 2 de outubro. Segundo o diretor do Multicultural, Edmilson Vicente Leite, uma nova sondagem será realizada após as convenções. "Certamente essa quantidade de candidatos vai se reduzir pela metade, ou mais", observou ele.
A minirreforma aprovada no ano passado provocou mudanças no calendário eleitoral e reduziu o tempo de propaganda, embora tenha ampliado o espaço para a pré-campanha. "Neste momento, mesmo não confirmando a candidatura, Marcelo, que vem de duas eleições seguidas, para prefeito em 2012 e para deputado em 2014, quando venceu com boa votação, tem maior visibilidade e leva grande vantagem sobre os demais pré-candidatos", avaliou o diretor do Multicultural.

Faltando menos de 70 dias para o pleito, ainda é grande o número de eleitores indecisos, sendo 22,5% no caso da pesquisa estimulada e 34,5% no levantamento espontâneo. Apenas como comparação, nas últimas eleições municipais, em 2012, neste mesmo período, já havia se esgotado o tempo para a realização das convenções e todos os partidos já haviam anunciado os candidatos e as respectivas coligações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo