Política

Paraná debate medidas para levar indústrias ao interior

11 jan 2011 às 09:50

O Governo do Paraná quer facilitar a aquisição e cessão de terrenos para a instalação de indústrias no interior do Estado. O assunto será discutido em uma reunião, na tarde desta terça-feira (11), com o Tribunal de Contas (TC), as secretarias de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a Associação de Municípios do Paraná (AMP).

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, a reunião com Hermas Brandão, presidente do TC, tem o objetivo de estabelecer um processo que uniformize as ações dos municípios, eliminando trâmites burocráticos e criando condições seguras para a instalação de indústrias no interior do Estado.


"Hoje, cada município tem a sua interpretação sobre como doar, comprar e financiar terrenos para a instalação de indústrias ou de barracões industriais. Vamos unir os órgãos para criar um modelo que acabe com as dúvidas, solucione os entraves e agilize os processos", explicou.


Barros reforçou que a ação é uma parceria do governo do Estado com a AMP. "É uma união que está começando e que vai facilitar muito o trabalho em diversos setores do Paraná, já que a AMP tem o diagnóstico das realidades, das dificuldades e das oportunidades de cada um dos 399 municípios".


Desenvolvimento - Para o presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, o encontro entre a Associação, o governo e o TC vai promover um salto de desenvolvimento industrial no Paraná.


"O acordo que vamos firmar simplificará muito o processo de instalação das indústrias em todas as regiões do Estrado. Não tenho a menor dúvida em dizer que isto levará o interior do Paraná a um novo patamar de desenvolvimento", avaliou o dirigente municipalista.


Segundo o primeiro secretário da AMP e prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs, a reunião será o início de um projeto real de industrialização do interior. Ele também elogiou a iniciativa do encontro. "O Ricardo Barros já foi prefeito e sabe das dificuldades enfrentadas diariamente pelas prefeituras", comentou.

De acordo com Joarez, a AMP vai buscar soluções para dificuldades como a pouca ou nenhuma capacidade de endividamento de diversas prefeituras para a instalação de barracões e também para a qualificação de mão de obra. "É um trabalho completo que visa atrair parques industriais para pequenas e médias cidades e, acima de tudo, o desenvolvimento do Paraná", frisou.


Continue lendo