Política

OAB escolhe novo presidente

21 nov 2000 às 10:54

Cerca de 23 mil advogados são esperados para escolher hoje o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Paraná, e em 44 municípios onde a entidade tem subseções. Em apenas 12 cidades vai haver bate-chapa. O advogado curitibano José Hipólito da Silva é o candidato único para presidir a OAB estadual. A apuração deverá estar encerrada até as 23 horas de hoje.

Mais de 50% (13 mil) dos bacharéis em direito vão votar em Curitiba, onde as chapas XI de Agosto e OAB Independente querem o controle da subseção que abrange a capital e região metropolitana. Maringá é o muncípio com maior número de chapas inscritas: três. A disputa ocorre ainda em Campo Mourão, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Medianeira, Paranavaí, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.


O voto dos associados é obrigatório. Quem deixar de comparecer e não justificar a ausência vai pagar multa que corresponde a 20% do valor da anuidade paga à OAB. Cada subseção vai poder apurar os seus votos. Em seguida, deve remeter o resultado para Curitiba. Na capital, a votação vai ser realizada entre 10 e 18 horas no Salão de Atos do Parque Barigui, onde também será feita a escrutinação.

O futuro presidente da seção paranaense da OAB, José Hipólito da Silva, disse que sua gestão, nos próximos três anos, vai lutar pela inclusão, na reforma do judiciário, da quarentena de cinco anos para ex-juízes, promotores, delegados e outros servidores públicos que planejam advogar. Hipólito reclama que os contatos que eles conseguiram nos tribunais gera uma concorrência desleal em relação a maioria dos advogados.


Continue lendo