Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Propaganda eleitoral negativa

Justiça Eleitoral multa Coronel Villa por divulgar vídeo de Tiago Amaral no PSB

Redação Bonde
10 set 2024 às 16:30

Compartilhar notícia

- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O candidato a prefeito de Londrina Coronel Villa (PSDB) foi multado em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral por fake news contra seu adversário Tiago Amaral (PSD). Cabe recurso à decisão.


Na sentença, a juíza Camila Tereza Gustzlaff Cardoso, da 42ª ZE (Zona Eleitoral) de Londrina, reconheceu a conduta de Villa como propaganda eleitoral negativa. A decisão confirma liminar concedida na semana passada pela juíza e que determinou a retirada do vídeo das redes sociais de Villa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As provas acatadas pela Justiça apontam que Villa apelou para a prática de propaganda eleitoral negativa, veiculada por meio de fake news e manipuladas através da divulgação de vídeo em que são levantados fatos inverídicos com conteúdo difamatório sobre Tiago Amaral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investigação

Moraes marca depoimento de Cid no STF após PF apontar omissões de militar

Imagem de destaque
Em definitivo

Projeto de concessão da Praça da Juventude da ZN de Londrina é arquivado

Imagem de destaque
Entenda

Vereadores de Londrina aprovam projeto que regulamenta uso de diárias

Imagem de destaque
Primeira reunião

CPI das Bets convoca Deolane, Wesley Safadão e Jojo Todynho


"[...] verifica-se que há flagrante propaganda irregular negativa, na medida em que o representado compartilhou em sua rede social Whastapp vídeo contendo montagem audiovisual envolvendo o candidato Tiago Amaral, relacionando a imagem do candidato ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do qual não é filiado, sendo de conhecimento público que o PSB detém ideais políticos diversos do seu partido atual, qual seja, o Partido Social Democrático (PSD)", diz a magistrada. "Ainda, o vídeo divulgado contém um áudio descontextualizado do ex-presidente Jair Bolsonaro, dando a entender que ele não apoiaria a candidatura de Tiago Amaral."

Publicidade


A ação foi impetrada pelo advogado Leandro Rosa, da Coligação “A Londrina que queremos” (PSD/PL/União Brasil/PRD, Avante/Agir).


OUTRO LADO


A defesa de Coronel Villa informa que já recorreu da decisão alega que o objetivo do candidato Tiago Amaral "é promover a censura de todos aqueles que buscam relembrar sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro, o qual foi filiado entre 2013 e 2022". (Com informações da assessoria)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo