Política

Novo presidente do TRE-PR toma posse e defende investigações do MPE

03 fev 2014 às 19:22

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Edson Luiz Vidal Pinto criticou a resolução que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro do ano passado, que limita o poder de investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE) na abertura de inquéritos para investigar políticos. Nesta segunda-feira (3), no dia da posse dele e do vice Jucimar Novochadlo, o desembargador disse que o MPE não pode ter mordaças.

A resolução do TSE é alvo de críticas dos Ministérios Públicos, inclusive no Paraná, desde dezembro. Na decisão da corte eleitoral, o MPE precisa do aval da Justiça para que se inicie uma investigação por crimes políticos. Porém, o presidente do TRE-PR que tomou posse acredita que o MPE precisa ter "voos livres" para investigar crimes eleitorais. "O Ministério Público não precisa do aval do juiz para poder atuar".

Biometria - nestas eleições, dez cidades do Paraná terão as urnas biométricas: Curitiba, Londrina, Tamarana, Maringá, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu, Campo Largo e Balsa Nova. Serão, dessa forma, o que representa aproximadamente dois milhões de eleitores, segundo o TRE-PR. O presidente da corte acredita que esta é uma etapa que demonstra avanço no processo eleitoral. "Como resultado a biometria é mais uma segurança da transparência que está se dando para as eleições".


Continue lendo