Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova pesquisa

Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, aponta Ipec

Folhapress
13 set 2022 às 08:45

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (12).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 44% (ou seja, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro) e o atual mandatário, os mesmos 31%. A diferença entre eles passou de 13 para 15 pontos percentuais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessão extra

Câmara de Londrina aprova 'entretenimento limitado' e prazo para carroças

Imagem de destaque
Entenda

Belinati solicita urgência em análise de veto ao parcelamento na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Região

Justiça cassa diploma de vereadores eleitos em Mauá da Serra e deixa prefeito inelegível

Imagem de destaque
R$ 21,9 mil

Entidades consideram "natural" aumento de salário para secretariado em Londrina


Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7% em relação à pesquisa anterior, feita nos dias 2 a 4 de setembro. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) se manteve com 4%.

Publicidade


O Ipec ouviu 2.512 brasileiros de 9 a 11 de setembro, em 158 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01390/2022.


Outros candidatos que pontuaram nesta rodada foram Luiz Felipe d'Avila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que seguem com 1%.

Publicidade


Os que pretendem votar em branco ou nulo agora somam 6%, e os que não sabem são 4%. Os candidatos Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.


Questionados sobre quem elegeriam no segundo turno, 53% dos entrevistados indicaram Lula e 36%, Bolsonaro. A diferença entre eles variou de 16 para 17 pontos em relação à última aferição, quando eles tinham 52% e 36%, respectivamente.

Publicidade


Na pesquisa espontânea de primeiro turno, na qual o entrevistado não vê os nomes dos candidatos à Presidência, Lula é o mais lembrado. O petista ampliou de 42% para 44% sua liderança nesse tipo de resposta na última semana, dentro da margem de erro.


Já Bolsonaro manteve os mesmos 30%. Ciro Gomes oscilou de 4% para 5% das menções, Simone Tebet permanece com 2%, e os demais candidatos registraram menos que 1% ou não foram citados.


O Ipec calculou também os votos válidos, excluindo brancos ou nulos -um candidato precisa de 50% deles para vencer em primeiro turno.


Nessa conta, o petista flutuou de 50% para 51%, enquanto o atual mandatário manteve-se em 35%, indicando que segue imprevisível a possibilidade de vitória na primeira votação, considerando a margem de erro do levantamento.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo