Política

Lula exige que PT dê explicações à sociedade

18 jul 2005 às 09:14

Durante entrevista veiculada neste domingo (17) pelo Fantástico, e gravada na última sexta-feira, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu que o PT explique à sociedade as possíveis denúncias que pipocam contra o partido.

Apesar de condenar os empréstimos feitos pelo publicitário Marcos valério, Lula admitiu que a existência de caixa 2 para financiar campanhas políticas do PT é realizada sistematicamente em todo o país.


Neste final de semana, Valério e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, deram nova versão para justificar as operações suspeitas envolvendo a legenda e o empresário.


Pela versão de Valério e Delúbio, R$ 40 milhões teriam sido captados junto ao sistema financeiro pelas empresas de Valério e emprestados para a sigla numa espécie de contrato de boca. O dinheiro seria usado para financiar campanhas da agremiação em caixa 2, mas não haveria pagamento de ''mensalão''.


Durante a entrevista, Lula procurou restringir as denúncias no âmbito do PT e criticou a antiga cúpula do partido, derrubada pelos episódios recentes. Para o presidente da República, o PT, do qual foi fundador, está carecendo de dirigentes mais qualificados.


Perguntado sobre suas intenções de se candidatar à reeleição em 2006, Lula disse que "não tem pressa de discutir o assunto" e, agora, precisa cumprir o ano e meio de mandato que lhe resta, o qual demandará "uma capacidade de trabalho muito grande".

Fonte: Terra


Continue lendo