O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Stenio Sales Jacob, anunciaram nesta quarta-feira à tarde, no gabinete, a aplicação de cerca de R$ 96 milhões em obras de saneamento básico na cidade.
Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), e vão possibilitar a instalação da rede de esgoto em mais 90 bairros, bem como a ampliação do sistema de abastecimento de água em todas as regiões da cidade.
Com as obras de ampliação da rede de esgoto anunciadas, Londrina vai atingir mais de 97% dos imóveis atendidos por rede de esgoto. Estas obras vão beneficiar cerca de 71 mil famílias e gerar 1.230 empregos diretos durante a fase de execução.
Para 2008, serão beneficiados na região oeste os jardins Colina Verde. Santa Rita 5 e 6, Parque Industrial Cacique, jardins Maria Lúcia, Mônaco, Santo André, Santa Madalena, San Martin, Noroeste, Nova Londrina, Maria do Carmo, Conjunto Avelino Vieira (Panissa); jardins Olímpico, Maracanã, Sabará, Leste Oeste, Pinheiros, Tókio, e Versalhes 2.
Na região norte, serão beneficiados os Jardins Belleville, Planalto, Porto Seguro 1 e 2, Das Palmeiras, Parque Presidente Vargas, jardins Niko, São Jorge, jardins Barcelona, Nova Olinda, Tibagi, Marajoara, Cabo Frio, Imagawa e Hilda Mandarino, Tropical e Honda.
Na região leste serão atendidos os jardins San Fernando, Monte Carlo, San Izidro, San Patrício, Parque Cambézinho, Vale Verde e Loris Sahyun, conjunto Eucaliptos; jardins Fujiwara, Santa Alice, São Paulo e Tatiane. Na região sul serão beneficiados os jardins Mediterrâneo, Cristo Rei e Esperança, conjunto Jamile Dequech 1, jardins Burle Marx, Granville. Itatiaia, Parque Residencial Alcântara, Vale do Reno, Castel Franco, Colonial 2 e Nova Esperança.
Em 2007, já foram concluídas as obras de rede de esgoto no jardim Universitário (região oeste); Santa Mônica, Itália, Alpes 1, 2 e 3, Pacaembu, e Coliseu (região norte); jardins Sabará e Sabará 1 (região oeste); e conjunto Jamile Dequech 2(região sul). Também em 2007 estão em fase de execução as obras de rede de esgoto nos jardins Alto da Boa Vista, Farid Libos e Catuaí (região norte); e em fase de licitação os jardins Tarobá (região sul); jardins Pérola, Monterrey, Vila Áurea e Guararapes (região leste).
O prefeito Nedson Micheleti destacou que, entre os bairros a serem contemplados, estão os jardins Neman Sahyun, Vale Verde, e Loris Sayun, que esperavam pela benfeitoria, devido aos locais onde os bairros foram implantados no passado. A Sanepar ressaltou que, entre as obras previstas na ampliação do sistema de abastecimento de água, está contemplada a operacionalização de dois poços do Aqüífero Guarani, na região norte de Londrina, no valor de R$ 10 milhões.
Da Prefeitura de Londrina