A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chamou o homem que se suicidou em um atentado a bombas em Brasília de "bestão".
O "bestão acabou se matando com fogo de artifício", disse Janja. A fala aconteceu durante um evento paralelo ao G20 na tarde deste sábado (16), no Rio de Janeiro.
A declaração ocorreu em meio a uma mesa de debates sobre combate a desinformação, citando o caso como um exemplo do impacto das notícias falsas. Entre os debatedores estava o influenciador Felipe Neto.
Leia mais:
Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita
TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior
Lula defende 'pilar social' e jornada de trabalho equilibrada no G20
Paraná: Programa 'Parceiro da Escola' é suspenso pelo Tribunal de Contas
"O ministro Alexandre de Moraes tem sido um grande parceiro nessa questão das fake news, por mais que seja difícil, ele está enfrentando. E por conta do que aconteceu em Brasília, inacreditavelmente aconteceu em Brasília essa semana, o bestão lá acabou se matando com fogo de artifício (...) A gente ri, mas é sério gente. Olha só o que faz as redes sociais na mente das pessoas, né?."
@metropolesoficial A primeira-dama, #Janja Lula da Silva, chamou Francisco Wanderley Luiz, o h0mem-b0mba que se expl0diu em frente ao Supremo Tribunal Federal (#STF) na última semana, de “bestão”. A declaração foi dada em um evento paralelo ao #G20, no Rio de Janeiro, o mesmo em que a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) xingou o bilionário Elon Musk. Na ocasião, Janja acompanhava da plateia um painel sobre combate à desinformação. Ela foi chamada a falar e, em sua manifestação, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi convidado a participar do evento, mas cancelou a ida em razão do incidente em Brasília. “A gente convidou o ministro Alexandre de Moraes, que tem sido um grande parceiro nessa questão das fake news. Por mais que seja difícil, ele está enfrentando. Por conta do que aconteceu em Brasília — inacreditavelmente aconteceu em Brasília essa semana… e o bestão lá acabou se m4t4ndo com fogos de artifício, mas enfim, incrível”, disse a primeira-dama. Na última quarta-feira (13/11), Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, detonou explosivos em frente ao prédio do STF. Antes, o carro dele explodiu próximo à Câmara dos Deputados. Câmeras de segurança registraram a ação do homem, que m0rreu na hora. No mesmo evento, Janja usou o termo “f*ck you”, que traduzido para o português significa “vá se f*der”, para se referir ao bilionário Elon Musk. “Eu não tenho medo de você, inclusive. F*ck you, Elon Musk”, atacou. #tiktoknotícias ♬ som original - Metrópoles Oficial
O homem citado pela primeira-dama é Francisco Wanderley Luiz, o Tiu França. Ele morreu na última quarta-feira (13) durante um atentado provocado por ele mesmo na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do STF (Supremo Tribunal Federal).
Tiu França já foi candidato a vereador pelo PL e criticava parlamentares e ministros. Horas antes da sua morte, ele fez publicações de apelo terrorista nas redes sociais narrando suas pretensões.
O ex-presidente do PL em Rio do Sul e amigo de longa data de Tiu França, Eduardo Marzall, disse que ele sempre se incomodou com o Judiciário. Entre diversas pautas defendidas pelo homem, estava o voto impresso. De acordo com familiares de França, ele se radicalizou por insatisfações políticas.
Janja xingou o empresário Elon Musk, durante o mesmo painel no G20 social. Mais cedo, a primeira-dama discursava sobre fake news quando citou o bilionário sul-africano.
A primeira-dama mandou o empresário se foder em inglês, um palavrão. A fala veio após a uma buzina de navio interromper seu discurso. Ela, então, disse: "Deve ser o Elon Musk. Eu não tenho medo de você". Na sequência, o xingou.
"Eles vão perder a próxima eleição", respondeu Musk em inglês. A mensagem foi publicada às 18h27 em sua conta no X, acompanhada de dois emoticons com sorrisos. Em outro tuíte, o empresário compartilhou o vídeo com a fala de Janja.