Menos de 24h depois do fim das eleições nos Estados Unidos, o republicano George W. Bush está reeleito para a Casa Branca e vai cumprir novo mandato de quatro anos.
Em discurso para milhares de republicanos no centro da capital americana, Bush disse que vai "fazer o melhor todos os dias", enquanto presidente da República, para garantir segurança e crescimento econômico.
Bush elogiou o senador John Kerry, seu adversário na eleição presidencial, e ressaltou o "espírito democrático" do candidato ao longo da campanha.
No discurso da vitória, Bush falou também sobre o combate ao terrorismo e a invasão do Iraque - principais temas de sua campanha eleitoral na corrida à Casa Branca.
Segundo o presidente americano, os Estados Unidos fizeram "justiça ao inimigos e honra aos americanos". Bush reafirmou a disposição de implantar um sistema democrático no Iraque e no Afeganistão, e ressaltou que a liberdade deve ser um valor perseguido nesses países.
Segundo o presidente, o combate ao terrorismo estará no centro do governo nos próximos quatro anos. "Cada criança americana poderá viver livre e em paz", afirmou.