Política

Genoíno diz que MP da Cofins é reivindicação de setor

04 nov 2003 às 11:47

Brasília - O presidente do PT, José Genoíno (SP), comentou, no Congresso Nacional, que a medida provisória que trata da Cumulatividade da Cobrança de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) é necessária para resolver o problema de diminuição da carga tributária do país e para atender a uma reivindicação dos empresários e do Congresso Nacional.

Sobre as críticas da oposição, Genoíno foi enfático: "Esse barulho faz parte do papel da oposição. Ela faz barulho, depois a gente senta para conversar e negociar possíveis correções", afirmou.


O presidente do PT esclareceu que, na medida em que a reforma tributária está tramitando em um processo de negociação demorada, que envolve governadores, prefeitos e Congresso, exige-se do governo uma iniciativa de resultado imediato, "até para agilizar a competitividade das empresas", disse.


Embora defenda a edição da medida, Genoíno reconheceu que alguns pontos podem ser revistos em negociação com o setor produtivo. "A MP não aumenta a carga tributária. Se há um processo de compensação de um setor que é beneficiado e há outro setor que permanece como já existia, é necessária uma negociação", disse.


O presidente petista disse ainda que o projeto do governo é criar um sistema racional, justo, sem aumento de carga tributária: "O PSDB e o PFL fazem tanto barulho, mas durante 8 anos eles aumentaram a carga tributária de 26% para 36% do PIB (Produto Interno Bruto).

Fonte: Agência Brasil (ABr)


Continue lendo