Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Candidatos à Prefeitura

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno no Brasil em 27 de outubro

Redação Bonde com Agência Brasil
24 set 2024 às 11:45
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todo o Brasil, 103 municípios que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por mais da metade mais um dos votos válidos na primeira fase da eleição.


O primeiro turno da eleição municipal, que terá votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além de vereadores, está marcado para o próximo dia 6 de outubro em 5.569 cidades de todo o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 determinam que somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Fim de pagamento de Bolsa Pódio após Paris-2024 gera divergência entre atletas e governo

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Marçal é expulso de debate, e assessor de influenciador agride marqueteiro de Nunes

Imagem de destaque
Confira vídeo:

Em conflito com partido, Nikolas Ferreira sobe em palanque do PSD em Londrina

Imagem de destaque
Parlamentar pediu licença

Câmara de Apucarana abre CP para investigar vereador condenado pela Justiça


Desta forma, nos municípios com menos de 200 mil pessoas aptas a votar, serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no 1º turno, no dia 6 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, os eleitores poderão ir novamente às urnas no último domingo de outubro, dia 27, conforme o resultado das votações em primeiro turno.

Publicidade


Com exceção do Distrito Federal, as demais 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno.


DISTRITO FEDERAL

Publicidade


Apesar do Distrito Federal ter, em 2022, a população de mais de 2,81 milhões de habitantes, não há eleições municipais na capital federal. A Constituição Federal de 1988, no artigo 32, que trata da organização política e administrativa do Distrito Federal, proibiu a divisão dele em municípios. Por isso, o DF tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país, com um governador e uma câmara legislativa, formada por 24 deputados distritais. A Constituição Federal atribui ao Distrito Federal as competências legislativas reservadas aos estados e municípios.


ELEITORES

Publicidade


De acordo com o TSE, as 103 cidades que poderão ter segundo turno somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são os três municípios com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.  


Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as localidades com os menores números de eleitores que poderão ir para a segunda etapa do pleito. Respectivamente, totalizam 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores.  

Publicidade


Considerando-se os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de eleitores aptos. Em seguida, aparecem na lista as seguintes unidades da federação: Rio de Janeiro, com 11 municípios, e Minas Gerais, com oito cidades. 


Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram o eleitorado com 200 mil pessoas ou mais. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).  


Por outro lado, o eleitorado diminuiu e ficou abaixo de 200 mil votantes nas cidades de Governador Valadares (MG), que de 213 mil eleitores, em 2020, reduziu para 198 mil, em 2024.   


Ao todo, o Brasil tem mais de 155,91 milhões de eleitores cadastrados a votar nas eleições municipais de 2024.


Imagem
Em conflito com partido, Nikolas Ferreira sobe em palanque do PSD em Londrina
Em meio à campanha “anti-PSD” encabeçada por bolsonaristas, Nikolas Ferreira (PL-MG) esteve em Londrina para manifestar apoio à candidatura a prefeito de Tiago Amaral (PSD).
Imagem
Baixa umidade deve atingir Paraná e mais regiões do Brasil, prevê Inmet
O Inmet (Istituto Nacional de Meteorologia) prevê para esta terça-feira (24) condições climáticas de baixa umidade do ar que pode variar entre 30% e 20% em diversas regiões do Brasil
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade