Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Edição atualizada e ampliada

Deputado federal lança livro e documentário sobre dívida pública brasileira nesta quinta-feira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 nov 2024 às 15:55

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado federal Hermes Zaneti lança, nesta quinta-feira (7), uma edição atualizada e ampliada do livro "O Complô - Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira". No mesmo dia, estará disponível no Youtube o premiado documentário de curta-metragem do mesmo assunto dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol.


O livro estará disponível em formato de e-book, de forma gratuita, no site da Auditoria Cidadã da Dívida. Nesta edição, que critica a histórica gestão da dívida pública brasileira, o prefácio foi escrito por Ladislau Dowber, economista e professor titular da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com uma análise detalhada sobre os impactos do rentismo no desenvolvimento do Brasil. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Numa economia estagnada, transferir mais recursos públicos para grupos financeiros que reaplicam para obter mais juros, em vez de financiar infraestruturas, por exemplo, o que dinamizaria a economia, constitui uma apropriação indébita de recursos públicos”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça os integrantes

Tiago Amaral anuncia equipe de transição de governo em Londrina

Imagem de destaque
Análise

Entenda como a vitória de Trump deve afetar o Brasil, com mais protecionismo e cerco a importados

Imagem de destaque
Polarização

Brasil terá 52 prefeitos apoiados por PT e PL, incluindo vice de sigla rival

Imagem de destaque
Entenda

Câmara aprova marco dos seguros, que cria legislação própria para o setor


A nova versão da obra de Zaneti traz ainda uma criteriosa pesquisa feita pelo jornalista Carlos Alves Müller, que, na prática, apresenta uma teoria econômica sobre a dívida pública brasileira. O texto, afirma o pesquisador, tem como objetivo fornecer aos leitores referências de autores renomados, brasileiros e estrangeiros. 

Publicidade


Para ele, é importante apontar os autores que defendem a tese de que " a dívida pública brasileira tem sido gerida de uma forma que beneficia escandalosamente o Sistema Financeiro e os rentistas, em geral, em detrimento dos mais genuínos interesses nacionais”. 


Segundo destaca Müller, Zaneti denuncia que esse sequestro, vigente até hoje, foi articulado durante a elaboração da Constituição Federal de 1988.

Publicidade


Leia também:

Publicidade

Imagem
Trump ganhou, e agora? Veja os próximos passos até republicano assumir a Presidência dos EUA
Donald Trump foi reeleito presidente dos Estados Unidos. O país, agora, embarca em uma série de eventos que devem chancelar o resultado da eleição e transferir ao republicano a liderança oficial.


Filme premiado com acesso gratuito


O documentário O Complô, lançado em 2023, chega ao YouTube no mesmo dia do lançamento da segunda edição do livro. O curta-metragem, dirigido por Luiz Alberto Cassol e inspirado no livro de Zaneti, expõe de forma didática os impactos da gestão da dívida pública no cotidiano dos brasileiros. 

Publicidade


A obra recebeu cinco importantes premiações no exterior: Twilight Tokyo Film Festival (mostra de fevereiro e março de 2023) para Melhor Documentário e Melhor Roteiro; 5ª temporada da Singapore International Competition para Melhor Conceito-Argumento; Big Ben International Film Festival (mostra de março e abril de 2023), para Melhor Documentário, Melhor Diretor, Melhor Pôster-Cartaz; Cult Jury Film Festival, para Melhor Curta Documentário e Melhor Direção (mostra de março e abril de 2023); e La Dolce Vita Cine Roma, para Melhor Documentário (mostra de fevereiro e março de 2023). 


O filme será distribuído no canal do seu diretor no YouTube em três arquivos. Um deles tem acessibilidade total, com recursos como Audiodescrição, LIBRAS e Legendas para surdos e ensurdecidos (LSE). As duas outras cópias são versões em português com legendas em inglês; e em inglês com legendas em português. 

Publicidade


De acordo com Cassol, o curta-metragem demonstra, de forma clara e objetiva, mas muito bem documentada, que o modelo de gestão das finanças públicas tem precarizado os serviços públicos, o emprego e a renda dos brasileiros. 


“É fundamental entender como o sistema financeiro e a dívida pública funcionam e como o rentismo sufoca a sociedade em todas as áreas. O filme traz todas essas questões e busca um diálogo direto com quem o assiste", afirma o cineasta.

Publicidade


Novas gerações precisam estar no debate


Para Zaneti, os dois lançamentos revigoram um debate que ele tem mantido vivo desde 1988, que é o fato de que as pessoas costumam achar que a dívida pública é um problema do governo, quando, na verdade, é um problema geral. 


“É um problema de cada dia. E, no Brasil, em que a carga tributária é muito alta, uma das razões é porque o governo destina quase a metade do que arrecada em impostos ao pagamento de juros e encargos da dívida pública”, diz o deputado constituinte. Segundo ele, a acessibilidade ao filme e à nova edição do livro democratizam as discussões sobre a gestão da dívida pública. 


O autor afirma que a dívida pública é uma caixa preta, já que o povo que paga a conta não sabe o que está pagando e não sabe para quem foram destinados esses recursos. Com o livro e o filme, ele espera que esteja dando condições para que as novas gerações compreendam e participem desse debate. 


“Em 2023, a Constituição de 1988 completou 35 anos, quando defendi a aprovação de um exame analítico e pericial dos atos e fatos constitutivos da dívida pública. Até hoje isso não foi revisado, não foi analisado, não foi esclarecido”, complementa. 


Leia também:

Imagem
Entenda como a vitória de Trump deve afetar o Brasil, com mais protecionismo e cerco a importados
A volta de Donald Trump à Casa Branca em 2025 é vista como negativa para o Brasil e deve contrariar, na visão de analistas, os interesses brasileiros por uma economia norte-americana mais aberta e com menos medidas protecionistas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo