Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copel: governo quer antecipar votação

Maria Duarte - Folha do Paraná
05 abr 2001 às 11:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na tentativa de contornar a queda de braço entre as bancadas de situação e oposição na Assembléia Legislativa, o presidente Hermas Brandão (PTB) pretende costurar um acordo para votar os dois projetos que revogam a Lei 12.355/98 (que autoriza o Executivo a vender a Copel) depois da Semana Santa. A intenção é colocar a matéria - que a princípio seria votada no próximo dia 9 - na pauta do dia 17 deste mês.

O bloco de oposição quer mais um mês para obter apoio dos deputados e da população, enquanto a ordem expressa do Palácio Iguaçu é votar os projetos a toque de caixa. A liderança do governo dá como certo o apoio de 28 deputados (mínimo necessário para manter a autorização). A oposição, capitaneada por Waldyr Pugliesi (PMDB), corre contra o tempo para solidificar apoio e, apesar de contabilizar perdas, também aposta que conseguirá a maioria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O líder do governo, Durval Amaral (PFL), estava confiante ontem, graças à reunião de terça-feira à noite no Palácio Iguaçu que, segundo fontes ligadas ao governo, avançou e converteu opiniões de aliados rebeldes. O governador Jaime Lerner (PFL) considera que a Copel é o "divisor de águas". Quem não votar com o governo, será extirpado da base de sustentação e estará sujeito a retaliações. O líder do PMDB, Nereu Moura, sinalizou que a oposição pode aceitar a data. "O dia 17 já é menos ruim". Amaral vai pedir hoje regime de urgência na tramitação dos projetos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desenvolvimento de projetos

Lula sanciona lei que autoriza criação da estatal aeroespacial Alada

Imagem de destaque
Reforço da equipe técnica

Prefeito de Cambé, Conrado Scheller planeja reestrutura a Amepar

Imagem de destaque
Primeira votação

Em sessão extraordinária, vereadores de Maringá aprovam mais 32 cargos comissionados

Imagem de destaque
Sem dificuldades

Assembleia Legislativa termina 2024 como 'parceira' do governo Ratinho Junior

Ontem, o Fórum Popular de Entidades Contra a Venda da Copel, que reúne 75 entidades, inaugurou o placar de deputados que serão contra, a favor ou estão indecisos em relação à venda. Entretanto, o painel - que estará presente nas 100 principais cidades do Estado - estará preenchido apenas no sábado. Segundo a organização do Fórum, 25 deputados já se manifestaram contra. O coordenador do Fórum, Nelton Friedrich, disse que o objetivo é pressionar o governo a não vender a estatal e divulgar por todo o Estado a posição dos 54 deputados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo