Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia

Thiago Alonso - Comunicação Alep
05 dez 2024 às 08:45

Compartilhar notícia

- Valdir Amaral/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou em sessão extraordinária nesta quarta-feira (04) o projeto de lei 731/2024, do Poder Executivo, que altera a Lei nº 7.811/1983, transformando o Detran-PR (Departamento de Trânsito) em autarquia. Entre as alterações, o projeto prevê a eliminação das taxas de reteste de exames médicos e psicológicos do órgão.


Segundo o governo, a reformulação vai permitir ao Detran-PR ampliar a oferta de exames de saúde para mais municípios. As mudanças também preveem que as consultas sejam marcadas em clínicas próximas da localização do motorista. Além disso, o texto propõe reajustes nas taxas de testes e exames. De acordo com o autor da proposta, as tarifas do Detran-PR não têm mudança desde 2011. Os deputados Arilson Chiorato (PT) e Requião Filho (PT) votaram contra a aprovação da matéria. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposição também prevê que motoristas fiquem isentos de uma nova cobrança para casos de resultados inconclusivos de exames médicos, psicológicos e de aptidão mental que demandem um retorno da pessoa à clínica. A isenção vai ser aplicada desde que o retorno aconteça dentro do prazo de 30 dias corridos. A reformulação também prevê que sejam estabelecidos tempos de tolerância de 10 minutos para atrasos nos atendimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desenvolvimento de projetos

Lula sanciona lei que autoriza criação da estatal aeroespacial Alada

Imagem de destaque
Reforço da equipe técnica

Prefeito de Cambé, Conrado Scheller planeja reestrutura a Amepar

Imagem de destaque
Primeira votação

Em sessão extraordinária, vereadores de Maringá aprovam mais 32 cargos comissionados

Imagem de destaque
Sem dificuldades

Assembleia Legislativa termina 2024 como 'parceira' do governo Ratinho Junior


Segundo o governo, com a aprovação da proposta, o órgão planeja publicar um novo edital para credenciamento de clínicas para exames de saúde. Desse modo, clínicas dos 399 municípios poderão se credenciar para a prestação dos serviços. Atualmente, apenas clínicas das cerca de 100 cidades que têm Ciretrans podem ofertar exames.

Publicidade


MUDANÇA EM GESTÃO DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS


O projeto de lei 729/2024, que altera a Lei nº 21.344/ 2022 e dispõe sobre a gestão dos hospitais universitários estaduais, foi aprovado pelos parlamentares, como voto contrário dos deputados Arilson Chiorato e Requião Filho. Segundo o governo, a proposta pretende atualizar o procedimento para escolha dos Diretores-Gerais dos Hospitais Universitários vinculados às universidades. 

Publicidade


A proposta cria a possibilidade de que a escolha do titular do órgão seja realizada mediante aprovação do Conselho Universitário, integrado por representantes da comunidade universitária e da sociedade civil local. 


O mesmo se deu com o projeto de lei 728/2024, que cria 20 cargos comissionados executivos na Procuradoria-Geral do Estado. Os deputados Arilson Chiorato e Requião Filho também votaram contrariamente à matéria.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
CCJ aprova projeto que transforma Detran em autarquia
A CCJ da Alep aprova projeto que transforma o Detran em autarquia, eliminando taxas e ampliando serviços. Confira as principais mudanças.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo