Mesmo com o cenário eleitoral no Estado longe de estar definido, os possíveis candidatos à eleição deste ano já buscam alternativas para mostrar seu nome à população. Os possíveis candidatos ao governo do Estado e ao Senado já estão utilizando os outdoors para ganhar mais visibilidade junto ao eleitorado.
Os pré-candidatos ao governo Beto Richa (PSDB), Rafael Greca (PFL) e Alvaro Dias (PDT) já tiveram seus nomes citados em outdoors. Como a legislação pune com rigor a propaganda eleitoral feita antes do prazo permitido por lei (6 de julho), os candidatos tomam cuidados para que os cartazes não façam alusões a eleição ou a seus partidos.
Os outdoors do deputado federal Rafael Greca e do senador Alvaro Dias, por exemplo, foram veiculados por duas entidades apartidárias. A Associação dos Cronistas Esportivas do Paraná (ACEP) utilizou os espaços para elogiar a atuação de Alvaro na CPI do Futebol. Já a entidade Amigos do Paraná preferiu mostrar a imagem do deputado e citar as realizações de Greca durante sua gestão na prefeitura de Curitiba. Uma campanha de porte médio, sem contar os gastos com a criação do outdoor, custa em torno de 5 mil reais para quem a realiza.
Já o outdoor de Beto Richa não faz nenhuma alusão a suas realizações na política. Após ter duas inserções comerciais na TV suspensas pela Justiça Eleitoral, o pré-candidato tucano mostrou mais cautela e preferiu apenas parabenizar Curitiba pelos 309 anos da cidade. Caso a Justiça considere que um partido fez campanha antes do prazo legal, ele pode ser punido com uma multa de até R$ 50 mil e a cassação de um eventual registro da candidatura do beneficiado.
Leia mais em reportagem de Rodrigo Sais, na Folha de Londrina deste sábado