A Câmara dos Deputados já tem quatro pedidos de criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em três dias de trabalho da nova legislatura. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já avisou que irá permitir a instalação das cinco primeiras comissões protocoladas.
Além da CPI da Petrobras protocolada na terça-feira (3) pelos partidos de oposição ao governo, nesta quarta-feira, 4, pela manhã foi encaminhado o requerimento do petista Paulo Teixeira (SP) para a instalação de uma comissão com o objetivo de apurar as causas e medidas para a redução da violência no Brasil.
O primeiro requerimento foi apresentado na segunda-feira, 2, e pede a criação da CPI das Pesquisas Eleitorais. O deputado Ricardo Barros (PP-PR) sugere a investigação da divulgação de pesquisas desde as eleições de 2000 e seu reflexo nos resultados das urnas.
A outra proposição veio do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e pede a criação de uma comissão para apurar denúncias de irregularidades nos serviços de planos de saúde. O proponente alega que os planos de saúde lideram há décadas o ranking de reclamações dos consumidores.
"Das reclamações que chegam à Justiça, em quase 90% dos casos o ganho de causa é dado aos consumidores, o que comprova o descumprimento das operadoras com suas obrigações contratuais. O tratamento é desrespeitoso. É preciso denunciar, inclusive, os mecanismos de protelação das decisões judiciais que chegam a durar 12 anos para serem cumpridas", defende o deputado.