Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2º nome barrado em Londrina

Barbosa Neto tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

Guilherme Marconi - Grupo Folha
25 out 2020 às 19:42

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dois dos 10 candidatos a prefeito de Londrina tiveram o registro de candidatura indeferidos em Londrina. Em decisão proferida neste domingo (25), o juiz Mauricio Boer, da 41ª zona eleitoral de Londrina, julgou procedente o pedido de impugnação do candidato Barbosa Neto (PDT). Cabe recurso no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).


O pedido de inelegibilidade foi feito pelo Ministério Público com base de irregularidades nas contas consideradas insanáveis quando o candidato ocupava o cargo de prefeito do município. Trata-se do convênio firmado com a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento no valor de R$ 78 mil referente ao exercício financeiro de 2010/2011. Ou seja, o processo, segundo o juiz, já teria sido transitado e julgado no Tribunal de Contas do Paraná. "De fato, se não houve o cumprimento do objeto do convênio, nem a devolução integral dos valores recebidos é inegável que a 'a utilização inadequada dos mesmos pelo ente recebedor' na expressão usada pelo TC, e que é o mesmo que má gestão ou aplicação irregular do dinheiro público" escreveu Boer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os demais itens argumentos usados pelo Ministério Público referentes ao indeferimento sobre a questão de filiação do candidato ao PDT ou sobre o processo de cassação dele na Câmara Municipal em 2012 foram julgados improcedentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desenvolvimento de projetos

Lula sanciona lei que autoriza criação da estatal aeroespacial Alada

Imagem de destaque
Reforço da equipe técnica

Prefeito de Cambé, Conrado Scheller planeja reestrutura a Amepar

Imagem de destaque
Primeira votação

Em sessão extraordinária, vereadores de Maringá aprovam mais 32 cargos comissionados

Imagem de destaque
Sem dificuldades

Assembleia Legislativa termina 2024 como 'parceira' do governo Ratinho Junior


OUTRO LADO

Em nota, a defesa de Barbosa Neto diz que recebeu com surpresa a decisão do juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina. "Primeiro, porque a desaprovação de contas de convênio já foi julgada pelo TRE/PR quando foi candidato a deputado federal, ocasião em que foi afastada qualquer hipótese de inelegibilidade. Segundo, pois a condenação referente ao curso oferecido a guarda municipal ainda pende de julgamento pelo Tribunal de Justiça do Paraná e não pode ser levada em consideração para estas eleições de 2020. Infelizmente, a sentença está equivocada e será objeto de recursos pela defesa de Barbosa Neto", escreveu advogado Jordan Rogatte, que atua na defesa do ex-prefeito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo