A Delegacia de Homicídios de Londrina deve abrir inquérito nos próximos dias para apurar as circunstâncias que envolveram o assassinato de Victor Felipe dos Santos, 29 anos. O homicídio aconteceu durante a tarde do último domingo (10), em plena luz do dia. Segundo a Polícia Militar, o rapaz foi morto enquanto andava de bicicleta pela rua Pedra Verde, no jardim Ideal, zona leste da cidade.
No local, a polícia encontrou mais de dez cápsulas da arma usada no crime. De acordo com testemunhas, quatro rapazes em duas motos atiraram contra Santos e fugiram logo em seguida. O delegado que respondia pelo plantão no final de semana, Ernandes Alves, informou que 'pode se tratar de um acerto de contas'. O caso será remetido à Delegacia de Homicídios.
Lamento
Em entrevista à repórter Walkiria Vieira, do jornal NOSSO DIA, a esposa da vítima contou que 'por 12 anos, tentou tirar o marido do mundo das drogas'. Atualmente, eles vendiam frutas e verduras na região central de Londrina. 'Ele era apenas usuário', disse a viúva. Santos deixou três filhos pequenos. Ele morava com a família na rua Pingo d' Água, também no Ideal, a poucos quarteirões de onde foi morto.
Passado
No local, a PM informou que Santos tinha antecedentes criminais por tráfico, lesão corporal, receptação e furto. Em 2011, o rapaz foi denunciado na 4ª Vara Criminal de Londrina por ter ameaçado a própria esposa com uma faca. A situação ocorreu no dia 3 de setembro de 2011, em uma residência localizada na rua Alceu Segantin, no Monte Rei.
Ele foi detido por policiais militares que receberam notícias de que uma briga generalizada estaria acontecendo no bairro. Conforme a denúncia, 'Santos resistiu à prisão e entrou em luta corporal com os agentes'. Durante a abordagem, ele também teria proferido 'xingamentos aos policiais'.
Em janeiro do ano passado, Santos voltou a ser réu em uma ação que tramitou na 2ª Vara Criminal. O processo relata que ele foi flagrado, junto com mais dois rapazes, com cinco buchas de cocaína na rua Santa Mônica, no jardim Ideal. Os policiais fizeram buscas na casa do suspeito e encontraram uma balança de precisão, um tablete e duas porções de maconha, totalizando mais de 570 gramas da droga.
Na ocasião, ele negou os fatos ao delegado de plantão, argumentando que 'no dia da prisão, pediu para que alguns adolescentes escondessem a droga longe de sua residência'. Ele disse que 'há tempos vinha discutindo com eles para que não o envolvessem e não prejudicassem sua família.'
Ameaças
Nesta mesma denúncia, Santos informou que 'alguns indivíduos realizavam o tráfico de drogas no bairro'. Estes, inclusive, já o 'teriam ameaçado de morte'. Ele alegou que recebia R$ 850 por mês, e 'não teria motivos para se envolver com drogas'. Sobre a balança apreendida, comentou 'que usava o aparelho há mais de quatro anos para pesar frutas, pois havia trabalhado no Ceasa'. Mesmo com a defesa, o Tribunal de Justiça fixou pena de cinco anos para o réu, mas ele poderia cumprir parte em liberdade.
Victor Felipe dos Santos foi sepultado na manhã desta segunda-feira (11) no cemitério Jardim da Saudade, na zona norte de Londrina.