Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Presos fogem, destroem celas e Polícia Civil fecha 9° DP

Rodrigo Batista - Redação Bonde
12 dez 2013 às 17:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação de superlotação no 9° Distrito Policial, localizado no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, é classificada como de "alto risco" pelos policiais que trabalham no local. A carceragem foi destruída pelos presos e alguns conseguiram fugir da delegacia.

Ao todo, durante a fuga, 14 pesos conseguiram escapar da carceragem. Até a tarde desta quinta-feira (12), seis deles haviam sido recapturados. O problema, além da busca que os policiais fazem na cidade para encontrar os fugitivos, está nos demais presos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com a destruição das celas, os detentos estão abrigados na galeria da delegacia, que é o corredor que separa as celas. Agora, os detentos estão separados da parte administrativa do DP apenas por uma grade. Os policiais dizem que a situação na delegacia é de alto risco, o que fez com que o DP fosse fechado para atendimento ao público.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atropelados após queda

Um morre e outro fica ferido em acidente entre moto e caminhão em Ortigueira

Imagem de destaque
Na Zona Norte

Confronto armado na zona norte de Londrina termina com dois mortos

Imagem de destaque
Mais de 100 quilos da droga

Policiais apreendem mais R$ 7 milhões em pasta base de cocaína no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Especulação imobiliária

Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento


Antes da destruição das celas, a capacidade da delegacia era para abrigar 16 presos, mas o DP estava superlotado com 66 detentos. Em uma tentativa de fuga, duas das celas já haviam sido destruídas, o que obrigou os policiais a colocarem dois grupos de 33 presos um em cada cela.

Publicidade


Isso provocou um motim, que só foi controlado após negociação de transferência de alguns dos detentos para a Penitenciária Central do Estado (PCE). Entretanto, a transferência foi impossibilitada porque três presos da PCE renderam dois agentes penitenciários da unidade prisional durante a quarta-feira (11).


Segundo o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, a situação no 9° DP é de "completa destruição". O local, segundo o presidente do sindicato, "não tem a mínima condição de abrigar tantos presos por tanto tempo. Isso ocorre pela ausência do Estado".

Gutierrez diz que se reuniu com representantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) para falar sobre a situação, mas não obteve uma resposta sobre a transferência de presos. A reportagem entrou em contato com a Seju e aguarda retorno sobre o caso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo