Policiais militares do Esquadrão Antibombas do Comandos e Operações Especiais (COE) apreenderam, na manhã desta quarta-feira (16), em uma casa abandonada na rua 32 da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma carga de explosivos com capacidade para explodir uma área de 20 metros.
Foram encontrados 11,5 kg de nitropenta (material utilizado para fabricação de cordel detonante) e 493 espoletas. A polícia acredita que o material seria usado para a explosão de caixas eletrônicos. A apreensão aconteceu depois de uma denúncia anônima feita ao 17° Batalhão da PM.
O Esquadrão Antibombas foi acionado e encontrou os explosivos no armário da casa. Segundo informações da PM, o material teve que ser retirado com toda cautela, já que se trata de um produto extremamente perigoso, que estava ativo, e tem capacidade de explodir 7 mil metros por segundo. O produto a granel é utilizado na fabricação de cordéis detonantes (para explosão, por exemplo, de pedreiras); já a espoleta é o que inicia uma explosão.
Não havia ninguém no local, mas a polícia já tinha pistas sobre o paradeiro do proprietário do imóvel. Os explosivos foram encaminhados à Delegacia de Armas e Munições.