Polícia

Operação contra pirataria virtual prende 57 pessoas

15 fev 2006 às 12:55

A operação realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira (14) para prender integrantes de uma quadrilha de piratas virtuais resultou na prisão de 57 pessoas.

As ações estavam concentradas na cidade de Campina Grande (PB), onde 42 membros da quadrilha foram detidos. Entre eles o líder do grupo: Emir Sangler, 19. Todos foram encaminhados para presídios e também para abrigos, já que nove deles são menores de idade. Desde maio, eles desviaram R$ 10 milhões de contas bancárias via internet.


As investigações tiveram início em maio do ano passado, quando a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil denunciaram transferências para contas de laranjas e pagamentos indevidos de boletos bancários. Para realizar estas ações, os membros da quadrilha utilizavam um golpe chamado phishing scam.


Com esta tática, pessoas mal-intencionadas espalham e-mails que oferecem links ou sugerem visitas a sites maliciosos --o objetivo é instalar programas espiões no computador das vítimas. Estes softwares têm como principal objetivo roubar informações que serão utilizadas em transações financeiras, sem o consentimento do titular da conta corrente.

Fonte: Folha Online e Folhapress


Continue lendo